Senadores repercutem manifestações ocorridas no último domingo

Transcrição
LOC: SENADORES REPERCUTEM EM PLENÁRIO AS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS PELO PAÍS NO ÚLTIMO DOMINGO.
LOC: OS PARLAMENTARES ELOGIARAM AS REIVINDICAÇÕES DOS MANIFESTANTES QUE INCLUEM O APOIO À OPERAÇÃO LAVA JATO E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO.
TEC: Entre as principais reivindicações das manifestações que ocorreram no último domingo estavam o fim do foro privilegiado e da anistia ao caixa dois, além do apoio à Operação Lava Jato. No entanto, os protestos não tiveram muita adesão da população, diferentemente dos atos ocorridos no ano passado a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que chegaram a reunir mais de três milhões de pessoas. Em Plenário, o senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso, criticou as avaliações de que os protestos tenham sido um fracasso:
(José Medeiros). Eu vi um certo ar de comemoração por parte dos simpatizantes do governo que saiu, comemorando porque diz que foram um fracasso as manifestações. Eu vejo que manifestação é sempre um sucesso porque significa que a população está participando da vida política do país.
(REP) Umas das principais reivindicações dos protestos, o fim do foro privilegiado, também foi elogiada pelo senador Reguffe, do Distrito Federal. Para ele, os atos são importantes para o debate do assunto no Congresso:
(Reguffe) Manifestações importantes para debater algumas coisas importantes que precisam ser debatidas aqui... O foro privilegiado hoje se torna apenas fermento e instrumento para a impunidade que nós temos neste país.
(REP). Já o senador Alvaro Dias, do PV do Paraná, destacou que não há o estímulo que havia antes para a presença de multidões nas ruas:
(Álvaro Dias). As pessoas que foram para as ruas ontem. E podem dizer que não foram as multidões de antes, mas é exatamente a circunstância que define a quantidade... Mas a verdade é que o que estava presente nas ruas do país foi o apelo pelo fim do foro privilegiado.
(REP) De acordo com a mídia nacional, ao menos 19 estados e o Distrito Federal registraram protestos neste último domingo.