Entidades esperam que Comissão de Mudanças Climáticas trabalhe para o cumprimento das metas do acordo do clima — Rádio Senado
Meio Ambiente

Entidades esperam que Comissão de Mudanças Climáticas trabalhe para o cumprimento das metas do acordo do clima

Entidades ligadas ao meio ambiente esperam que senadores e deputados da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) trabalhem para o cumprimento das metas do Brasil sobre o Acordo do Clima.  Especialistas também querem que a comissão busque junto ao governo ações para reduzir o desmatamento.

24/03/2017, 13h08 - ATUALIZADO EM 27/03/2017, 19h56
Duração de áudio: 02:04
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE ESPERAM QUE SENADORES E DEPUTADOS DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS TRABALHEM PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS DO BRASIL SOBRE O ACORDO DO CLIMA. LOC: ESPECIALISTAS TAMBÉM QUEREM QUE A COMISSÃO BUSQUE JUNTO AO GOVERNO AÇÕES PARA REDUZIR O DESMATAMENTO. OUÇA OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Ações contra o desmatamento estão entre as prioridades da área ambiental, e a Comissão Mista de Mudanças Climáticas, na visão de especialistas ouvidos pela Rádio Senado, deve protagonizar este debate. Para o secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o ex-deputado Alfredo Sirkis, apesar de uma discreta melhora, o índice de desmatamento ainda é preocupante. Ele citou mudanças na legislação brasileira para o cumprimento do Acordo do Clima. (SIRKIS). Tem uma série de questões do Acordo de Paris que precisam ser trazidas pra dentro da legislação brasileira e ao lado disso tem questões imediatas. Há uma questão que preocupa a todos os brasileiros sobre o desmatamento. Penso que a comissão de Mudanças Climáticas, sem prejuízos de outras comissões deve se debruçar sobre esse tema. (Paula). Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, a comissão pode contribuir para o avanço da agenda sobre mudanças climáticas no país. (Rittl). É necessária a discussão sobre o aumento progressivo da nossa ambição climática e como a gente alinha todas as nossas grandes políticas, o caminho da descarbonização da nossa economia, da eliminação progressiva das nossas emissões de gases de efeito estufa. (Paula) Também André Guimarães, membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e diretor-executivo do Ipam Amazônia, disse que considera a Comissão de Mudanças Climáticas estratégica. Ele avalia que o Brasil tem grande contribuição a dar para mitigar os problemas climáticos e elogiou a escolha do senador Jorge Viana, do PT do Acre, para presidir a comissão. (ANDRÉ) Nossa grande contribuição pro clima é a redução do desmatamento, é a gente tornar o uso do solo mais eficiente, e nada mais acertado então do que um senador que vem da Amazônia, que entende os dilemas e as questões ligadas e os desafios que o Brasil tem pra acabar com o desmatamento. (Paula) O novo presidente da CMMC é engenheiro florestal e relatou o Código Florestal e a Lei da Biodiversidade.

Ao vivo
00:0000:00