Senado discutirá em audiência pública prevenção e tratamento de câncer de intestino — Rádio Senado
Saúde

Senado discutirá em audiência pública prevenção e tratamento de câncer de intestino

O Senado vai discutir em audiência pública como prevenir e tratar os casos de câncer de intestino. A doença atinge mais de 30 mil pessoas por ano. A senadora Ana Amélia defende a criação da campanha “Maio Laranja” e de um Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Intestino para alertar a população sobre os riscos deste tipo de câncer.

17/03/2017, 12h58 - ATUALIZADO EM 17/03/2017, 13h18
Duração de áudio: 01:51
Senadora Ana Amelia (PP-RS) alerta a juventude organizada para que, nas manifestações previstas para o dia sete de setembro, busque o pacifismo, a disciplina e a ordem
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COMO PREVENIR E TRATAR OS CASOS DE CÂNCER DE INTESTINO. LOC: A DOENÇA ATINGE MAIS DE 30 MIL PESSOAS POR ANO. A SENADORA ANA AMÉLIA DEFENDE A CRIAÇÃO DA CAMPANHA “MAIO LARANJA” E DE UM DIA NACIONAL PARA ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DESTE TIPO DE CÂNCER. GEORGE CARDIM. TÉC: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 32 mil pessoas são diagnosticadas por ano com câncer colorretal, um dos mais frequentes na população brasileira. Entre os fatores de risco estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, o consumo excessivo de gorduras e carnes vermelhas e a baixa ingestão de fibras e vegetais. Os sintomas mais comuns são diarreias frequentes, sangue nas fezes, dor na barriga, cansaço geral, anemia e perda de peso. Para tentar conscientizar a população e assim tentar conter o avanço da doença, a Comissão de Assuntos Sociais vai debater com autoridades e especialistas a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento da doença. A autora do pedido, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, defendeu um Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Intestino e a Campanha “Maio Laranja”, para alertar sobre os riscos da doença. (Ana Amélia) “O câncer do intestino é insidioso. Quando os sintomas aparecem a doença já esta em estágio avançado. Então muita questão relacionada a prevenção na questão do câncer de mama de próstata que aqui a comissão tratou e o câncer de intestino também tem essa relevância, e queremos instituir aqui o “maio laranja”, que será como o outubro rosa e o novembro azul uma forma de alertar para esse câncer.” (Rep) Segundo especialistas, o diagnóstico precoce da doença garante a cura em até noventa por cento dos casos. A audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais ainda não tem data definida.

Ao vivo
00:0000:00