Competições esportivas que recebem dinheiro público deverão pagar premiações iguais para homens e mulheres

Transcrição
LOC: ORGANIZADORES DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS QUE RECEBAM RECURSOS PÚBLICOS DEVERÃO PAGAR PREMIAÇÃO IDÊNTICA PARA HOMENS E MULHERES.
LOC: ESSE É O OBJETIVO DE UM PROJETO EM DISCUSSÃO NO SENADO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
(Repórter) O projeto determina que toda competição que conte com recursos públicos ou organizada por uma entidade que receba esses recursos tenha de igualar o valor da premiação que conceder aos homens e às mulheres. A autora da proposta é a senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo. Rose destaca que a inspiração para o projeto veio após as notícias de que os atletas do vôlei masculino e feminino receberam premiações diferentes mesmo em competições que poderiam ser consideradas de níveis equivalentes:
(Rose de Freitas) As mulheres disputam competições de vôlei, como o Grand Prix, em que em primeiro lugar as mulheres receberam 200 mil dólares pelo 1º lugar e na Liga Mundial, de vôlei também, a mesma modalidade, os homens receberam um milhão de dólares!
(Repórter) Rose de Freitas espera que o projeto seja discutido de forma célere. Para a Senadora, essa diferenciação que ocorre no esporte ainda é um traço cultural que atinge todas as áreas:
(Rose de Freitas) É exatamente a questão cultural que a gente está sempre citando e cit ava até há pouco tempo o mercado de trabalho: que mulheres em funções iguais no trabalho recebem salários diferenciados até no percentual de 22 a 44%. No esporte não é diferente. (Pedaço da Sonora 2) Por que essa diferença? O esforço é o mesmo, a dedicação é a mesma... Por que – vamos dizer – o prêmio é tão diferente? É porque ainda tem essa cultura da diferenciação do valor que a mulher tem.
(Repórter) O projeto de lei do senado 397 de 2016 aguarda a nomeação de seu relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
PLS 397/2016

