Pequenos e médios produtores de leite no Brasil poderão ser beneficiados com a garantia de preço mínimo
Pequenos e médios produtores de leite no Brasil poderão ser beneficiados com a garantia de preço mínimo. É o que prevê um projeto aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). O projeto em discussão no Senado autoriza o Governo Federal a incluir o leite na Política de Garantia de Preços Mínimos. Isto ajudaria pequenos e médios produtores em várias regiões do país especialmente nos períodos de safra, quando o valor do produto normalmente sofre uma queda acentuada. A senadora Kátia Abreu (PMDB – TO), relatora do projeto, já estava diretamente envolvida com a questão desde que era ministra da Agricultura.
Transcrição
LOC: PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES DE LEITE NO BRASIL PODERÃO SER BENEFICIADOS COM A GARANTIA DE PREÇO MÍNIMO.
LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TÉC: O projeto em discussão no Senado autoriza o Governo Federal a incluir o leite na Política de Garantia de Preços Mínimos. Isto ajudaria pequenos e médios produtores em várias regiões do país especialmente nos períodos de safra, quando o valor do produto normalmente sofre uma queda acentuada. Além da garantia de preço, também existe a preocupação com o ganho de qualidade e competitividade do produto nacional em mercados externos. A senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, relatora do projeto, já estava diretamente envolvida com a questão desde que era ministra da Agricultura.
(sen Kátia Abreu) Nós precisamos (...) atingir essa excelência mundial para que jamais um país possa deixar de comprar do Brasil. REP: Waldemir Moka, senador do PMDB do Mato Grosso do Sul, também acredita que o setor precisa de algumas salvaguardas.
(sen Moka) Os produtos lácteos são os produtos mais protegidos do mundo para efeito de exportação. Você não consegue exportar facilmente para o Uruguai, para a Argentina. E o contrário aqui não é verdadeiro.
REP: O projeto já está na Comissão de Assuntos Econômicos para ser discutido e votado. Da Rádio Senado, Floriano Filho.
PLC 215/2015