Projeto prevê que toda sala de aula tenha livros infantis disponíveis para alunos e professores — Rádio Senado
Comissão de Educação

Projeto prevê que toda sala de aula tenha livros infantis disponíveis para alunos e professores

Incentivar os estudantes de quatro a dez anos de idade a gostar da leitura. Esse é o objetivo de um projeto em análise no Senado. A medida determina que toda sala de aula tenha livros infantis disponíveis para professores e alunos.

Segundo a autora da proposta, senadora Regina Sousa (PT – PI) em muitas escolas o acesso à biblioteca é restrito a visitas com os professores e isso impede os alunos de manusear e consultar os livros durante a aula. Na opinião de Regina Sousa, a iniciativa vai ajudar as crianças, principalmente das escolas públicas, a criar familiaridade e gosto pela leitura, uma vez que muitas delas não recebem o estímulo da família para esse tipo de atividade.

O relator, senador Ataídes de Oliveira (PSDB – TO), apresentou um substitutivo ao projeto, descrevendo o prazo para a adequação das escolas à nova medida, que passa a ser o mesmo previsto na Política Nacional de Bibliotecas, o ano 2020.

01/02/2017, 12h41 - ATUALIZADO EM 01/02/2017, 14h04
Duração de áudio: 01:54
Moreira Mariz/Agência Senado

Transcrição
LOC: INCENTIVAR OS ESTUDANTES DE QUATRO A DEZ ANOS DE IDADE A GOSTAR DA LEITURA. ESSE É O OBJETIVO DE UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO. LOC: A MEDIDA DETERMINA QUE TODA SALA DE AULA TENHA LIVROS INFANTIS DISPONÍVEIS PARA PROFESSORES E ALUNOS. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) Incentivar os estudantes de quatro a dez anos de idade a gostar de ler. Esse é o objetivo do projeto de autoria da senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, que determina que cada sala de aula da Educação Infantil e do Ensino fundamental 1 contem com uma pequena biblioteca com livros paradidáticos e da literatura infantil. A autora da proposta lembrou que em muitas escolas o acesso à biblioteca é restrito a visitas com os professores e isso impede os alunos de manusear e consultar os livros durante a aula. Na opinião de Regina Sousa, a iniciativa vai ajudar as crianças, principalmente das escolas públicas, a criar familiaridade e gosto pela leitura, uma vez que muitas delas não recebem o estímulo da família para esse tipo de atividade. (Regina Sousa) Às vezes, em casa, ninguém tem livro, os pais são analfabetos, então esse menino vai chegar no ensino médio sem ter lido um livro. Não precisa ter muita coisa. É uma estante, que depois vão trocando com outras salas e acaba que todo mundo vai ter acesso aos livros. (Repórter) Regina Sousa lembrou que a proposta não vai gerar mais gastos para a escola, que pode recorrer à doações da comunidade ou ao Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Educação, ou, ainda aos de recursos do Programa Dinheiro na Escola para a aquisição de novos volumes. A matéria está pronta para ser votada na Comissão de Educação do Senado. O relator, senador Ataídes de Oliveira, do PSDB de Tocantins, apresentou um substitutivo ao projeto, descrevendo o prazo para a adequação das escolas à nova medida, que passa a ser o mesmo previsto na Política Nacional de Bibliotecas, o ano 2020. Com a aprovação na Comissão de Educação, a matéria pode seguir direto para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado,

Ao vivo
00:0000:00