Parlamentares discutiram a necessidade de mais investimentos no setor aeroespacial — Rádio Senado
Balanço 2016

Parlamentares discutiram a necessidade de mais investimentos no setor aeroespacial

06/01/2017, 14h36 - ATUALIZADO EM 06/01/2017, 14h36
Duração de áudio: 02:03
Satélite Cbers-3


Embargo a componentes atrasa lançamento de satélite
(19 de maio de 2010)

Devido ao sucesso do CBERS-1 e 2, o governo decidiu, em novembro de 2002, dar continuidade ao Programa CBERS firmando um novo acordo para o desenvolvimento e lançamento de mais dois satélites, os CBERS-3 e 4.

Nesse projeto, a participação brasileira será ampliada para 50%, o que leva o Brasil à uma condição de igualdade plena com o parceiro. A previsão de lançamento para o CBERS-3 é para 2009, e para o CBERS-4 em 2011.

Os satélites CBERS-3 e 4 representam uma evolução dos satélites CBERS-1, 2 e 2B. Para o CBERS-3 e 4, serão utilizadas no módulo carga útil 4 câmeras (Câmera PanMux - PANMUX, Câmera Multi Espectral - MUXCAM, Imageador por Varredura de Média Resolução - IRSCAM, e Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada - WFICAM) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que a dos CBERS-1, 2 e 2B.
Fonte: http://www.cbers.inpe.br/pt/programas/cbers3-4.htm
Foto: INPE

Transcrição
LOC: DIA NOVE DE JANEIRO É O DIA DO ASTRONAUTA, UMA HOMENAGEM À MISSÃO CENTENÁRIO, PROMOVIDA PELA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA NO ANO DE 2006, MESMO ANO EM QUE MARCOS PONTES, PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO, VISITOU O ESPAÇO. LOC: EM 2016, PARLAMENTARES E REPRESENTANTES DO SETOR AEROESPACIAL DISCUTIRAM NO SENADO A NECESSIDADE DE MAIS INVESTIMENTOS NA ÁREA. REPÓRTER THIAGO MELO. TÉC: Em 12 de abril de 1961, o homem chegava ao espaço pela primeira vez. Desde então, mais de 500 pessoas já tiveram a oportunidade de fazer uma viagem espacial. No Brasil, o destaque é o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a visitar o espaço. No dia 9 de janeiro é comemorado o dia do astronauta, uma homenagem à viagem de Pontes para a Estação Espacial Internacional em 2006. Em 2016, no Senado, foram realizadas várias audiências sobre o desenvolvimento do setor aeroespacial no Brasil. O representante do Ministério da Defesa e então diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Alvani Adão da Silva, lamentou a posição do país no setor e destacou a falta de recursos humanos e orçamentários, que segundo ele, corresponde à apenas 0,004% do PIB brasileiro. O presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, também ressaltou a necessidade de mais recursos e verbas para pesquisas aeroespaciais no país. (José Coelho) É necessário reconhecer que o orçamento hoje destinado às atividades espaciais brasileiros é muito reduzido quando comparado ao de outras nações com economia de porte semelhante ao da nossa. (REP) Para o senador Lasier Martins, do Rio Grande do Sul, o setor aeroespacial ainda é pouco discutido, e por isso são necessárias mais audiências públicas com instituições e representantes do setor. (Lasier) Nós chegamos á conclusão de que é um área do conhecimento humano aqui no Brasil que é muito ignorada pela população brasileira e desprezada pelo poder público. (REP) Durante as audiências, apesar da falta de recursos, autoridades destacaram resultados positivos do Brasil na produção e lançamento de satélites e foguetes. Da Rádio Senado, Thiago Melo.

Ao vivo
00:0000:00