Programa espacial brasileiro, eventos internacionais, mudanças climáticas e Mercosul receberam atenção da CRE em 2016 — Rádio Senado
Balanço

Programa espacial brasileiro, eventos internacionais, mudanças climáticas e Mercosul receberam atenção da CRE em 2016

O programa espacial brasileiro, grandes eventos internacionais, mudanças climáticas, Mercosul, cortes orçamentários. Esses foram alguns dos assuntos discutidos e votados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) durante o ano de 2016.

20/12/2016, 12h12 - ATUALIZADO EM 20/12/2016, 14h02
Duração de áudio: 02:27
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO, GRANDES EVENTOS INTERNACIONAIS, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, MERCOSUL, CORTES ORÇAMENTÁRIOS. LOC: ESSES FORAM ALGUNS DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS E VOTADOS PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO DURANTE O ANO DE 2016. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: Em 2016 as tecnologias de defesa, o programa aeroespacial e os vários tipos de tráfico internacional foram alguns dos temas que dominaram os debates da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Quando esteve na comissão para explicar a situação atual do programa aeroespacial brasileiro, o ministro da Defesa Raul Jungmann lamentou que o Brasil esteja fora do mercado bilionário de lançamento de satélites. (Jungmann) O lançamento de um satélite hoje – e existe, só para o de baixa altitude, um mercado de 3 mil lançamentos – pode ir de US$30 milhões a US$60 milhões. (...) (REP). As eleições nos Estados Unidos e as relações com a China também foram analisadas. Falando sobre as mudanças climáticas, o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, afirmou que o Brasil teve papel fundamental na elaboração do Acordo do Clima. (BEZERRA) “A presença destacada que o Brasil teve, não só no debate aqui interno, coordenado pelo Itamaraty e pelo Ministério do Meio Ambiente, envolvendo toda a sociedade brasileira. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, reclamou da possibilidade de cortes orçamentários para a segurança durante as Olimpíadas, (Ana Amélia) (...) Até o próprio custeio das Forças Armadas pode estar comprometido por esse contingenciamento. (Floriano). Refletindo o clima político e econômico do país durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o senador Ricardo Ferraço, do PSDB do Espírito Santo, protestou contra o uso político do ministério das Relações Exteriores. (FERRAÇO) O Itamaraty não pode continuar sendo órgão de governo, precisa retomar a sua tradição e reputação de ser órgão do Estado. Sobre o acordo de livre circulação entre Brasil e Uruguai, o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, destacou a importância do Mercosul. (Armando). Desde o início, com o Tratado de Assunção, os grandes objetivos do Mercosul abrangiam, além da integração econômica e comercial, a harmonização política, social e cultural. (Floriano) Na última reunião do ano a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou um acordo de Defesa da Concorrência do MERCOSUL. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00