Senadores divergem sobre pacote de estímulo à economia — Rádio Senado
Economia

Senadores divergem sobre pacote de estímulo à economia

Governistas avaliam que pacote de estímulo à economia anunciado pelo governo federal vai trazer resultados para a população a curto prazo. A oposição critica o fim gradual da multa de 10% do FGTS e cobra redução dos juros.

Após participar do lançamento do pacote, o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB – AL), declarou que entre os destaques está a desburocratização no pagamento de impostos e na abertura e fechamento de empresas.

16/12/2016, 12h52 - ATUALIZADO EM 16/12/2016, 13h31
Duração de áudio: 02:08
Beto Barata/PR

Transcrição
LOC: GOVERNISTAS AVALIAM QUE PACOTE DE ESTÍMULO À ECONOMIA VAI TRAZER RESULTADOS PARA A POPULAÇÃO A CURTO PRAZO. LOC: OPOSIÇÃO CRITICA O FIM GRADUAL DA MULTA DE 10% DO FGTS E COBRA REDUÇÃO DOS JUROS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: As medidas anunciadas por Michel Temer têm o objetivo de estimular a economia por meio da facilidade de pagamento de dívidas das empresas, da liberação de crédito e da redução dos juros. A curto prazo, a população terá descontos nas compras feitas à vista e os lojistas com o repasse em até dois dias das transações com o cartão de crédito. Após participar do lançamento do pacote, o presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, declarou que entre os destaques está a desburocratização no pagamento de impostos e na abertura e fechamento de empresas. (Renan) Acho que essas medidas são importante regra geral porque estabelecem uma agenda de compromissos que objetiva reduzir custos e simplificar as ações. REP: Mas a senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná criticou o fim gradual da multa de 10% do FGTS paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa. Ela citou que esse dinheiro fará falta para programas habitacionais. Embora avalie que o pacote tenha medidas significativas, Gleisi cobrou uma redução maior dos juros cobrados dos consumidores. (Gleisi) O Banco Central tinha que entrar no momento deste e dizer que não podemos ter um spread bancário que seja maior do que 3 vezes a Selic. Hoje estamos com spread bancário absurdo, o juro no cartão de crédito está 480%. Avaliamos que embora sejam medidas boas, elas não são eficazes para este momento. Precisávamos agora de medidas que estimulassem a demanda e o investimento e quem pode fazer isso é o Estado Brasileiro. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, disse que os efeitos do pacote serão sentidos a curto, médio e longo prazo. (Jucá) Uma série de medidas para atender à melhoria do ambiente econômico, ao alongamento de dívidas de empresas, mecanismos que possam melhorar a remuneração do FGTS. E outros que estão em estudo para que possamos dar mais segurança jurídica, condições de crescimento da economia, de consumo e principalmente de criação de empregos. REP: Outra medida do pacote muda a correção dos recursos do FGTS a favor dos trabalhadores. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00