Reforma da Previdência deve chegar hoje ao Congresso — Rádio Senado

Reforma da Previdência deve chegar hoje ao Congresso

Após reunião com os líderes partidários, o presidente Michel Temer decidiu enviar ainda nesta terça-feira (06) ao Congresso Nacional a proposta de Reforma da Previdência. Entre as mudanças está o aumento da idade mínima da aposentadoria para sessenta e cinco anos para homens e mulheres.

06/12/2016, 01h21 - ATUALIZADO EM 06/12/2016, 09h25
Duração de áudio: 02:21
(Brasília - DF, 05/12/2016) Presidente Michel Temer acompanhado do Ministro da Fazenda Henrique Meirelles e do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia durante reunião com Líderes da Base Aliada na Câmara e no Senado.
Foto: Beto Barata/PR
Beto Barata/PR

Transcrição
LOC: APÓS REUNIÃO COM OS LÍDERES PARTIDÁRIOS, PRESIDENTE MICHEL TEMER DECIDE ENVIAR AINDA HOJE AO CONGRESSO NACIONAL REFORMA DA PREVIDÊNCIA. LOC: ENTRE AS MUDANÇAS ESTÁ O AUMENTO DA IDADE MÍNIMA DA APOSENTADORIA PARA SESSENTA E CINCO ANOS PARA HOMENS E MULHERES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (HÉRICA): Depois da PEC do teto de gastos, que pode limitar à inflação o aumento das despesas públicas, a outra aposta do governo para retomar o crescimento econômico é a Reforma da Previdência. A proposta com novas regras de aposentadoria deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. Apesar de não ter detalhado a Reforma da Previdência, o presidente Michel Temer apresentou para os líderes partidários nessa segunda-feira as linhas gerais. Entre elas está o aumento da idade mínima para 65 anos tanto para homens quanto para mulheres. Segundo o líder do governo no Congresso Nacional, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, haverá regra de transição para os homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. Ao assegurar que nada muda para os inativos e que não haverá a retirada de direitos já garantidos, ele afirmou que ninguém precisa correr aos postos do INSS para antecipar o pedido de aposentadoria. (Jucá_Reforma) Os direitos adquiridos estão preservados, portanto, ninguém precisa correr para se aposentar. Quem já tem direito, o direito está garantido. Teremos abono de permanência para quem ficar no serviço e teremos alguns mecanismos de incentivo ao trabalho e de garantia aos direitos conquistados. REP: O líder do PSDB, senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, disse que o governo ainda decidirá se a aposentadoria rural sofrerá mudanças, entre elas, a obrigatoriedade da contribuição. Hoje, esses trabalhadores podem requerer o benefício apenas por comprovar 15 anos do exercício da atividade. Paulo Bauer destacou que independentemente dos detalhes, a base aliada sabe da importância da aprovação da Reforma da Previdência. (Bauer_Reforma) A Reforma da Previdência é uma questão de interesse nacional e uma questão matemática. Hoje, sabemos que há mais gente se aposentando do que gente começando na vida de trabalhador. E a conta não vai fechar porque os que pagam previdência não pagarão o suficiente para sustentar os que vão se aposentando. Então, é preciso fazer um ajuste e um acerto. REP: As mudanças, no entanto, não deverão atingir a aposentadoria dos militares, embora impactem na dos parlamentares. Por ser Proposta de Emenda à Constituição, a Reforma da Previdência terá que ser aprovada em dois turnos pela Câmara com 309 votos e pelo Senado por 54 votos. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00