Venezuela é suspensa do Mercosul — Rádio Senado
Mercosul

Venezuela é suspensa do Mercosul

Os quatro países fundadores do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - informaram à Venezuela que os direitos do país no Bloco estão suspensos. Assim que o governo do presidente Nicolás Maduro receber o comunicado, a decisão será formalmente anunciada. A Venezuela, que já havia sido impedida de assumir a presidência rotativa do Mercosul, foi suspensa do bloco econômico. A decisão provocou reações de senadores que são a favor ou contrários e integram a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE).

Para o senador Telmário Mota (PDT - RR), a decisão é precipitada. Ele alega que, entre outros fatores, a Venezuela é um país em desenvolvimento que, apesar da crise atual, vinha avançando em questões sociais. Já o senador Lasier Martins (PDT – RS), que também faz parte da CRE, acha que levou até muito tempo para se tomar a decisão.

02/12/2016, 12h30 - ATUALIZADO EM 02/12/2016, 13h11
Duração de áudio: 02:26
Reprodução

Transcrição
LOC: A VENEZUELA, QUE JÁ HAVIA SIDO IMPEDIDA DE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA ROTATIVA DO MERCOSUL, FOI SUSPENSA DO BLOCO ECONÔMICO. LOC: A DECISÃO PROVOCOU REAÇÕES DE SENADORES QUE SÃO A FAVOR OU CONTRÁRIOS E INTEGRAM A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Os quatro países fundadores do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - informaram à Venezuela que os direitos do país no Bloco estão suspensos. Assim que o governo do presidente Nicolás Maduro receber o comunicado, a decisão será formalmente anunciada. Na Comissão de Relações Exteriores do Senado não há unanimidade sobre a decisão de excluir a Venezuela do Mercosul. O senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, por exemplo acha que a decisão é precipitada. Ele alega que, entre outros fatores, a Venezuela é um país em desenvolvimento que, apesar da crise atual, vinha avançando em questões sociais. Também lembrou que o país se tornou um grande mercado para produtos industrializados do Brasil, embora vários empresários brasileiros venham reclamando de não estarem recebendo o pagamento em dia. Telmário acha que poderia ter sido dado mais tempo para o governo Maduro cumprir as cláusulas democráticas do Mercosul, tomando a iniciativa de libertar os presos políticos. (Telmário Mota) As imposições (...) deveriam ter sido dado um prazo. (...) A perdurar o avanço nos direitos humanos que a Venezuela possivelmente se encontre e pratique, aí sim a Venezuela teria tido uma oportunidade de se retratar, de se explicar e de se expor. Me parece que houve um contexto geral (...) em que querem excluir a Venezuela a qualquer custo. Eu acho que não é se isolando um país como a Venezuela (...) que se vai resolver o problema do Mercosul. (Floriano) Já o senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, que também faz parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, acha que levou até muito tempo para se tomar a decisão. (Lasier Martins) O Conselho do Mercosul já teve paciência demais. (...) Aliás, na minha opinião, a Venezuela nem deveria ter entrado no grupo porque o governo venezuelano infringe todos os tratados que dizem respeito a direitos humanos. (Repórter) A decisão de suspender a Venezuela do Mercosul só foi tomada depois que o país não cumpriu o prazo dado até setembro para que ela respeitasse as cláusulas democráticas do Bloco.

Ao vivo
00:0000:00