Executivo prorroga prazo de análise da MP que reforma ensino médio — Rádio Senado
Educação

Executivo prorroga prazo de análise da MP que reforma ensino médio

16/11/2016, 17h34 - ATUALIZADO EM 16/11/2016, 17h37
Duração de áudio: 01:50
Agência Brasil

Transcrição
LOC: EXECUTIVO PRORROGA PRAZO DE ANÁLISE DA EMEPÊ QUE REFORMA O ENSINO MÉDIO. OS DEPUTADOS E SENADORES TERÃO MAIS 60 DIAS PARA ANALISAR A MATÉRIA. LOC: NESTA QUARTA-FEIRA, A COMISSÃO REALIZOU MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM EDUCADORES. REPRESENTANTES DE INSTITUTOS FEDERAIS APRESENTARAM MODELOS ALTERNATIVOS DE ENSINO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. TÉC: Os parlamentares terão mais 60 dias para analisar a medida provisória que reforma o ensino médio. A novidade consta no Diário Oficial da União do dia 16 de novembro. O prazo se encerraria na semana seguinte, no dia 21, e agora vai até o início de março de 2017, levando em conta o recesso parlamentar. A prorrogação é importante para que o colegiado continue discutindo a proposta com o setor da educação. Quem explica é o relator, senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul. (Chaves). Nós estamos ainda nessa fase de audiência pública, e nós vamos submeter à apreciação da comissão até o dia 30 de novembro. Depois, vai ser encaminhada à Câmara dos Deputados, e lá será discutido também. Então é necessário. Aí vem o recesso, e certamente até março, teremos concluído totalmente, e vai à sanção. (REP) A comissão mista que analisa a matéria também realizou uma nova audiência pública com representantes de institutos federais e centros educacionais. Eles apresentaram modelos alternativos que as instituições têm adotado para melhorar a qualidade de ensino. É o caso do centro de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná, onde há um sistema de unidades curriculares optativas. O coordenador da unidade, Rodolfo Fiorucci, explicou que os estudantes também participaram da construção do método. (Rodolfo). A gente tem como foco principal o protagonismo dos estudantes. Há uma resistência muito grande quando se propõe mudanças. Sempre vai haver, precisamos sair do lugar, por isso é importante trazer quem participa do processo para dentro da discussão. (REP). Para o diretor de ensino do Instituto Federal do Paraná, Rafael Ribas Galvão, é importante que a instituição não vise somente a aprovação no vestibular ou no Enem. É necessária uma formação com unidades curriculares voltadas para os objetivos de cada aluno. Da Rádio Senado, Hebert Madeira. MP 746 de 2016

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