Expansão de rodovias e ferrovias é tema de debate no Senado — Rádio Senado
Transporte

Expansão de rodovias e ferrovias é tema de debate no Senado

Expansão das ferrovias e das rodovias que cortam o Mato Grosso e ligam o estado ao norte e ao sudeste. Essas propostas são defendidas pela Frente Interparlamentar de Logística, como prioridades para o desenvolvimento da região. Segundo o senador Wellington Fagundes (PR – MT),  o Mato Grosso é o campeão na produção de soja e o maior exportador do Brasil, correspondendo a um volume de mais de 50% também da produção de algodão e de exportação.

07/11/2016, 11h08 - ATUALIZADO EM 07/11/2016, 11h27
Duração de áudio: 01:46
Brasilia - Movimento de saída para o feriado de carnaval  tranquilo no Aeroporto JK e rodovias do Distrito Federal(José Cruz/Agência Brasil)
José Cruz/Agência Brasil

Transcrição
LOC: EXPANSÃO DAS FERROVIAS E DAS RODOVIAS QUE CORTAM O MATO GROSSO E LIGAM ESTE ESTADO AO NORTE E AO SUDESTE. LOC: ESSAS PROPOSTAS ESTÃO SENDO DEFENDIDAS PELA FRENTE DE LOGÍSTICA, COMO PRIORIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TEC: A duplicação e o prolongamento da BR-163, aliados à extensão da Ferronorte até o Pará, são as principais propostas defendidas pela Frente Interparlamentar de Logística. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, que é o presidente da frente, explicou detalhadamente os impactos positivos, frisando que essas vias de transporte incrementariam o desenvolvimento da região e do país: (WELLINGTON): O Mato Grosso é o campeão na produção de soja. Somos o maior exportador do Brasil, correspondendo a um volume de mais de 50% também da produção de algodão e de exportação. Somos o maior produtor da carne bovina, como da carne suína, de aves. E depois, com o aumento da produção, a necessidade da integração da BR-163 com outros modais, principalmente a ferrovia que já chegou a Rondonópolis vinda de Santos, onde temos o maior terminal ferroviário da América Latina. (PENNA): A produção de Mato Grosso tem sido transportada para o Sudeste, especialmente para o porto de Santos e também para a Região Norte, para o porto de Miritituba, no Pará. A possibilidade de ligação ferroviária plena do Mato Grosso a essas duas regiões seria um grande ganho estratégico, destacou Wellington Fagundes: (WELLINGTON): É o ideal sempre né? Que se a gente pudesse ter essa oportunidade de transportar passageiros principalmente naqueles trechos que tem mais volume, né? No Brasil nós não temos praticamente esse meio de transporte que é tão eficaz, muito mais seguro e que poderia ajudar muito o desenvolvimento social do Brasil. (PENNA): Atualmente, o Brasil possui pouco mais de 12 mil kilômetros de ferrovias, já tendo possuído, no passado, mais de 29 mil kilômetros em funcionamento para carga e passageiros. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

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