CRE aprova nomes indicados para embaixadas do Brasil na Alemanha, Áustria e Turquia — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova nomes indicados para embaixadas do Brasil na Alemanha, Áustria e Turquia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quarta-feira (24) o nome dos diplomatas indicados para os cargos de embaixador do Brasil na Alemanha, na Áustria e na Turquia. Os senadores defenderam o avanço nas negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia para ampliar as trocas comerciais. Segundo o senador Armando Monteiro (PTB – PE), o acordo com a União Europeia deve atrair investimentos e melhorar a indústria brasileira.

24/08/2016, 13h51 - ATUALIZADO EM 24/08/2016, 14h15
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Turquia, Áustria e Alemanha. 

Mesa: 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República da Turquia, Eduardo Ricardo Gradilone Neto; 
presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP); 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República Federal da Alemanha, Mário Vilalva; 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República da Áustria, Ricardo Neiva Tavares 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O NOME DOS DIPLOMATAS INDICADOS PARA OS CARGOS DE EMBAIXADOR DO BRASIL NA ALEMANHA, NA ÁUSTRIA E NA TURQUIA. LOC: OS SENADORES DEFENDENDERAM O AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPÉIA PARA AMPLIAR AS TROCAS COMERCIAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O diplomata Mario Vilalva foi indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil na Alemanha, e Ricardo Tavares na Áustria. Os dois ministros do Itamaraty ressaltaram os laços históricos e culturais e explicaram quais as estratégias para aprofundar o intercâmbio cultural e comercial e o diálogo entre o Brasil e os países europeus. Durante a sabatina, os senadores e diplomatas também destacaram os atuais desafios enfrentados pelos países europeus, como o crescimento da imigração e a saída do Reino Unido da União Européia. O diplomata Mario Vilalva defendeu o avanço nas negociações entre o Mercosul e o bloco Europeu, para ampliar as trocas comerciais entre os países dos dois blocos. (Mario Vilava) “Ou nós fazemos isso ou o nós corremos o risco de atrofiar em pouco tempo. O Mercosul não aguenta mais dez anos sem um grande acordo de livre comércio. A verdade é esta. É a oxigenação natural de um processo de integração. E o Mercosul é verdade que fez poucos acordos e a Europa não há dúvida nenhuma é nosso grande parceiro no momento”. (Repórter) O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, disse que o acordo com a União Européia deve buscar atrair investimentos e melhorar a indústria brasileira (Armando Monteiro) “Eu queria assinalar a minha preocupação com questão do acordo do Mercosul com a União Européia. A Alemanha tem um papel decisivo para que esta negociação possa prosperar” (Repórter) Os senadores também aprovaram a indicação do diplomata Eduardo Gradilone Neto para a embaixada do Brasil na Turquia e manifestaram preocupação com a atual crise política e militar no país localizado na Europa e na Ásia. Mas destacaram a influência regional da Turquia no Oriente Médio e na África. LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM APROVARAM A ADESÃO DO BRASIL À REDE INTERNACIONAL DO BAMBU E DO RATÃ, UM ACORDO INTERNACIONAL ASSINADO EM PEQUIM, NA CHINA, EM 1997. LOC: SEGUNDO O GOVERNO, O OBJETIVO É INCENTIVAR O PLANTIO E UM MAIOR USO SUSTENTÁVEL DO BAMBU E DO RATÃ, QUE É UMA ESPÉCIE DE PALMEIRA. OS PRODUTOS PODEM SER UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS E NA CONSTRUÇÃO CIVIL, POR EXEMPLO.

Ao vivo
00:0000:00