CCT vai discutir repasse de recursos dos fundos destinados a financiar pesquisas científicas e tecnológicas — Rádio Senado
Comissões

CCT vai discutir repasse de recursos dos fundos destinados a financiar pesquisas científicas e tecnológicas

Na próxima terça-feira (23), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) deve discutir com autoridades e especialistas o repasse de recursos dos fundos destinados a financiar pesquisas científicas e tecnológicas como o Fust e o Funttel. Essa será a terceira audiência pública do ciclo sobre o tema. O presidente da CCT, senador Lasier Martins (PDT – RS) lamentou a queda na produção científica brasileira e disse que nos últimos cinco anos os fundos arrecadaram R$ 21 bilhões e menos de R$ 3 bilhões foram aplicados em ciência e tecnologia.

19/08/2016, 12h47 - ATUALIZADO EM 19/08/2016, 13h02
Duração de áudio: 02:06
Foto: Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI DISCUTIR COM AUTORIDADES E ESPECIALISTAS O REPASSE DE RECURSOS DOS FUNDOS DESTINADOS A FINANCIAR PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS. LOC: ESSA SERÁ A TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CICLO SOBRE O TEMA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia vão debater com pesquisadores e autoridades a distribuição dos recursos arrecadados com os fundos de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico, como o Fust e o Funttel, para financiar pesquisas e programas na área. O tema já foi discutido em outras duas reuniões e especialistas defenderam a liberação das verbas para garantir a conclusão dos projetos no prazo e a segurança dos pesquisadores brasileiros. O presidente da CCT, senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, lamentou a queda na produção científica brasileira e disse que nos últimos anos cinco anos os fundos arrecadaram 21 bilhões de reais e menos de 3 bilhões de reais foram aplicados em ciência e tecnologia. (Lasier) “Nós vamos rastrear, nós não vamos descansar enquanto não soubermos para onde vão essas verbas, porque elas são indispensáveis para incentivar a pesquisa. A impressão nítida que nos dá é de um desleixo completo com relação ao incentivo, à pesquisa e à tecnologia. Então, nós queremos saber o porquê. Por que essa desconsideração ao setor fundamental para o desenvolvimento do País (REPÓRTER) Devem participar da reunião representantes do Instituto Euvaldo Lodi, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, da Associação Nacional de Pesquisa e de Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e da Pró-Inovação na Indústria Brasileira. A audiência pública é interativa e quem quiser participar com comentários ou perguntas pode utilizar o portal e-Cidadania, na página do Senado na Internet, ou o Alô Senado, pelo número 0800612211. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00