Envio de amostras de material genético para laboratórios no exterior pode ajudar no combate ao zika vírus
Transcrição
LOC: O ENVIO DE AMOSTRAS DE MATERIAL GENÉTICO PARA LABORATÓRIOS NO EXTERIOR PODE AJUDAR NO COMBATE DE DOENÇAS COMO ZIKA E MICROCEFALIA.
LOC: UM PROJETO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, QUE TAMBÉM AUTORIZOU O FUNCIONAMENTO DE BRIGADAS DE INCÊNDIO VOLUNTÁRIAS. O REPÓRTER GEORGE CARDIM TEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BALANÇO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO.
Téc: O projeto aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional permite enviar ao exterior amostras de material genético em casos de surtos, epidemias e emergências de saúde pública. Atualmente, este tipo de remessa é proibido pela legislação. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, argumentou que o Ministério da Saúde tem parcerias com institutos de pesquisa consagrados no exterior e explicou que as descobertas e eventuais benefícios dos estudos serão compartilhados com centros de pesquisas no Brasil. A senadora justificou que o objetivo é acelerar as pesquisas voltadas para a prevenção e o tratamento de doenças, especialmente da dengue, zika e microcefalia.
(ANA) “A relevância da matéria continua suscitando um debate internacional bastante grande, dado que o Brasil tenha registrado um grande número, inclusive de microcefalia como resultado de mães grávidas que tiveram contato com o mosquito da dengue e deste vetor do zika vírus”
(REPÓRTER) Os senadores também aprovaram a adesão do Brasil aos estatutos do Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral, IDEA. A organização internacional busca promover a democracia no mundo. Outro projeto acatado permite a organização de brigadas de incêndio voluntárias nos municípios. O relator da proposta, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, explicou que o grupo deve contar com treinamento específico e tem a função de auxiliar nos primeiros socorros e na prevenção e no combate de incêndios.
(Raupp). As instalações a serem usadas pelas brigadas de incêndio voluntárias serão disponibilizadas a título precário pelo município. Os materiais e equipamentos serão disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do respectivo estado.
(REP) A Comissão ainda decidiu analisar ao longo deste ano a política externa brasileira com debates sobre os movimentos migratórios, a política comercial e a cooperação para o desenvolvimento do país.
PLS 26/2016 e PLC 71/2012