Pesquisa aponta falta de itens básicos em escolas públicas do Brasil — Rádio Senado
Educação

Pesquisa aponta falta de itens básicos em escolas públicas do Brasil

01/07/2016, 19h03 - ATUALIZADO EM 01/07/2016, 19h03
Duração de áudio: 01:52
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: PESQUISA APONTA FALTA DE ITENS BÁSICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL. LOC: ENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ESTÃO A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E QUADRAS ESPORTIVAS. AS INFORMAÇÕES SÃO DO REPÓRTER THIAGO MELO. TÉC (Repórter) O levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, mostrou que apenas quatro vírgula cinco por cento das escolas públicas possuem todos os itens de infraestrutura previstos no Plano Nacional de Educação, como energia elétrica, água tratada e esgotamento sanitário. O estudo apontou ainda que somente oito vírgula seis por cento das escolas públicas do Ensino Fundamental têm laboratórios de Ciências. Já em relação às quadras esportivas, trinta e um por cento possuem esse espaço. A Superintendente do Movimento Todos Pela Educação, Alejandra Velasco, afirmou ser necessário maior investimento para alcançar a qualidade do ensino. (Alejandra Velasco) Quando a gente vê o gasto per capita em educação, o Brasil ainda precisa investir muito. Falando aí sobre os itens que o Plano Nacional de Educação coloca como itens importantes pra se ter na escola, são necessários para ter a garantia da educação de qualidade, e é necessário ainda investir em todos esses itens. O levantamento foi feito com base no censo escolar de dois mil e quinze, que inclui dados dos ensinos fundamental e médio. Para a Senadora Rose de Freitas do PMDB do Espírito Santo, o investimento na educação deve começar desde a alfabetização infantil. (Rose de Freitas) Nós temos que lutar para melhorar a questão da educação nessa pirâmide que está colocada. Nós temos que começar a cuidar da criança, da creche, da escola pública, para que nós possamos falar que nós vamos ter um país melhor amanhã. É importante entender que se nós não brigarmos pela educação, não vamos mudá-la no nível que queremos. (Repórter) O estudo ainda apontou a necessidade de acessibilidade para deficientes nas escolas e a falta de espaços para eventos culturais e artísticos. Da Rádio Senado, Thiago Melo.

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