Mesa do Senado solicita à PF que apure o responsável pelo vazamento da delação do ex-diretor da Transpetro
Transcrição
LOC: A MESA DO SENADO SOLICITOU À POLÍCIA FEDERAL QUE APURE O RESPONSÁVEL PELO VAZAMENTO DA DELAÇÃO DO EX-DIRETOR DA TRANSPETRO, SÉRGIO MACHADO.
LOC: OS TRECHOS DA GRAVAÇÃO, PROTEGIDA POR SIGILO, FORAM DIVULGADOS EM MAIO PELA IMPRENSA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
TEC: O pedido é para que o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, abra um inquérito policial para apurar indícios de delitos na divulgação de trechos da delação premiada realizada por Sérgio Machado. A gravação, divulgada em maio, envolve o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas e o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. A lei que disciplina o acordo de colaboração premiada determina o sigilo das investigações que envolvam a ação controlada e a infiltração de agentes. A pena para quem descumprir é de reclusão de um a quatro anos e multa. De acordo com a Advocacia Geral do Senado, a delação estava protegida por sigilo na época em que foi divulgada pela imprensa, como explica o advogado-adjunto, Rômulo Gobbi.
(Rômulo) “Então nós pedimos diante de indícios veementes, indícios concretos da prática de delito para que Polícia Federal investigue quem fez esse vazamento. Nós não apontamos nenhum responsável, até porque é uma etapa muito embrionária, seria muito prematuro fazer qualquer tipo de ilação neste sentido. Mas a gente pediu pra a PF investigar, se houve um felito, se houve um vazamento de fato e quem foi o responsável por esse vazamento.”
(REP) O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, chegou a afirmar, na época, que a PGR não era a responsável pela divulgação do material sigiloso e também pediu à Polícia Federal a apuração dos fatos.