Comissão debate assistência às famílias com casos de microcefalia
Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A MP 712 DE 2016, QUE DISPÕE SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, DISCUTE A ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS.
LOC: O RELATÓRIO ESTÁ PREVISTO PARA O DIA 26 DE ABRIL, E PODE INCORPORAR OUTROS MECANISMOS DE COMBATE AO VETOR DO ZIKA VÍRUS ALÉM DA ENTRADA FORÇADA EM IMÓVEIS. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
TÉC: O atendimento às famílias com casos de microcefalia foi o tema da quarta audiência pública para discutir a Medida Provisória 712 de 2016. A emepê trata de medidas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, como a entrada forçada em imóveis. A coordenadora-geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Thereza D’Lamare, explicou que o órgão está tomando estratégias de ação rápida para o atendimento de crianças com suspeita de má-formação; mesmo as que não estão associadas ao vírus zika. O último boletim divulgado aponta mais de 4 mil casos suspeitos notificados. Ela também informou que o Ministério vai distribuir um incentivo de 10,9 milhões de reais para os estados, até o final de maio, para as ações de combate ao mosquito.
(Thereza) É importante que a gente consiga apoiar os estados e municípios com recursos financeiros, para que rapidamente, essa mãe pudesse ir para um hospital de referência e fazer todo o diagnóstico, e sair de lá com o laudo.
(REPÓRTER) O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, cobrou uma maior integração dos setores de saúde e atendimento social. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, comentou que as audiências ajudaram a visualizar a atuação de todos os segmentos.
(Pimentel) Esse conjunto de audiências públicas permitiu que tivéssemos uma visão mais clara do que está acontecendo nos vários entes do pacto federativo, junto às várias entidades da área da saúde, ou da sociedade como um todo. Estamos tentando enfrentar esse problema com uma postura muito unitária.
(REPÓRTER) O relator da comissão, deputado Newton Cardoso, do PMDB de Minas Gerais, acrescentou que além da entrada forçada nos imóveis, o relatório vai focar em ações integradas do controle do mosquito e na reabilitação dos pacientes. A apresentação está prevista para o dia 26 de abril. Da Rádio Senado, Hebert Madeira.
MP 712 de 2016