Educação Ambiental pode virar disciplina obrigatória no ciclo básico de ensino
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Transcrição
LOC: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE VIRAR DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ:
TEC: Hoje, a Educação Ambiental é trabalhada na Educação Básica como um “tema transversal”, um assunto que pode surgir em várias disciplinas, sob vários enfoques diferentes. O projeto do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, para transformar a Educação Ambiental em disciplina obrigatória nos Ensinos Fundamental e Médio. O relator do projeto, Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, acredita que a mudança dá mais peso ao conteúdo e possibilita uma continuidade nos estudos sobre meio ambiente:
(Raupp) Tornar a Educação Ambiental uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio, uma disciplina específica, é uma inciativa louvável que promove a preservação do meio ambiente pelo aprimoramento da educação em nosso país.
(REPÓRTER) A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, deu voto favorável ao projeto, mas defendeu o aprofundamento do debate na Comissão de Educação, próximo colegiado a analisar a proposta. Lídice explica que há resistência para a inclusão de novas disciplinas nos currículos escolares, que já não são enxutos. A senadora argumenta que o fato de ser tema transversal não torna a Educação sobre meio ambiente menos importante:
(Lídice) A idéia do meio ambiente ser tratado de maneira transversal não diminui o conceito de defesa do meio ambiente, ele o amplia, na medida em que se forma a idéia de analisar a proteção ao meio ambiente em diversas áreas do estudo escolar.
(REPÓRTER) Além de transformar a Educação Ambiental em disciplina obrigatória, o projeto aprovado na Comissão de Meio Ambiente também inclui, entre os objetivos desse estudo, o estímulo a ações que promovam o uso sustentável dos recursos naturais. A proposta será analisada na Comissão de Educação do Senado. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.
Projeto número: PLS 221/2015