Demora na definição de projeto da Ferrovia Bioceânica preocupa parlamentares — Rádio Senado

Demora na definição de projeto da Ferrovia Bioceânica preocupa parlamentares

17/02/2016, 18h46 - ATUALIZADO EM 17/02/2016, 20h31
Duração de áudio: 01:48
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A DEMORA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO DA FUTURA FERROVIA BI-OCEÂNICA É A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DE VÁRIOS PARLAMENTARES QUE DEFENDEM SUA CONSTRUÇÃO. LOC: O SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, ESTÁ PREOCUPADO COM A LENTIDÃO DOS ÓRGÃOS DO GOVERNO EM APRESENTAR O PROJETO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. (Repórter): A parceria Brasil-Peru-China, que envolve a construção de uma ferrovia ligando o Brasil ao litoral do Peru enfrenta um gargalo: a definição do seu projeto básico. Em uma reunião envolvendo representantes chineses e brasileiros, as datas para conclusão do projeto e da construção da ferrovia, sugeridas pelos ministérios brasileiros dos Transportes e do Planejamento, motivaram o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia a defender o uso do Regime Diferenciado de Contratação: (RAUPP): O modelo de RDC, regime Diferencial de Contrato, ele prevê a concessão, a licitação, apenas com um projeto preliminar. Porque se for esperar um projeto executivo, um projeto definitivo de engenharia dessa ferrovia, do Brasil até ao Peru, ao oceano Pacífico, isso vai demorar muitos anos. E principalmente é que vai ser licitado por lotes. (Repórter): A futura ferrovia passará pelo norte de Mato Grosso, cruzará Rondônia e o Acre até a fronteira com o Peru. De lá seguirá até o Oceano Pacífico, onde terminais marítimos farão o embarque de carga para navios chineses. O projeto prevê mais de 4 mil quilômetros de construção e um custo de 10 bilhões de dólares. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, um dos defensores do projeto, destacou que o transporte de passageiros também deve ser pensado para a ferrovia: (WELLINGTON): Mas como os chineses disseram, 100 anos é muito pouco tempo pra a gente perder tempo. Então a gente tem de pensar no futuro. Então é possível prever inclusive, ao longo de seu desenvolvimento também o transporte de passageiros. (Repórter): A futura ferrovia faz parte de um acordo que o presidente da China, Xi Jinping, assinou com a presidente Dilma Rousseff em 2014, durante sua visita oficial ao Brasil. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

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