CDH aprova projeto que trata da organização da educação escolar indígena — Rádio Senado
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CDH aprova projeto que trata da organização da educação escolar indígena

17/02/2016, 12h38 - ATUALIZADO EM 17/02/2016, 12h38
Duração de áudio: 01:33
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UM PROJETO QUE TRATA DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. LOC: A IDEIA É DIVIDIR O ENSINO EM TERRITÓRIOS ÉTNICO-EDUCACIONAIS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TEC: (Repórter) O objetivo é garantir que seja preservada a cultura de cada comunidade indígena. Elas vão poder participar mais ativamente do processo de decisão sobre a educação oferecida pelo Estado. Para o autor da proposta, senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, é fundamental que o ensino escolar seja feito na língua de cada etnia, para evitar seu desaparecimento. (Telmário) “Assim as pessoas não se afastam da sua cultura, não se afastam da sua língua. As pessoas vão perdendo as suas línguas originais. Porque os mais antigos vão morrendo, na escola também não recebem essa língua materna. Tem comunidades hoje que ninguém mais fala a língua materna, todo mundo só fala português.” (Repórter) Além da linguagem, os povos indígenas também terão a chance de participar da definição dos currículos escolares. Assim, o processo de aprendizado e a abordagem didática poderão ser adaptados à realidade de cada tribo. A senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, contou sua experiência durante a implantação dos Centros Educacionais Unificados, em São Paulo, para exemplificar a importância de ouvir as demandas das populações indígenas. (Martha) “Tem uma creche maravilhosa, tem uma infraestrutura de três piscinas, um centro de cultura gigantesco. Aí eu chamei os três caciques, quando eles olharam a maquete eles disseram que não queriam aquilo, que eu achava uma maravilha. Eles disseram ‘porque não tem nada a ver com a gente, nada.” (Repórter) A proposta agora será analisada pela Comissão de Educação. Da Rádio Senado, Marcella Cunha PLS 737/2015

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