Sessão solene para abertura dos trabalhos do Legislativo será na tarde desta terça-feira
O Congresso Nacional retoma os trabalhos na tarde desta terça-feira (02), após o recesso parlamentar. Durante sessão solene de abertura das atividades do Legislativo, representantes dos três poderes vão anunciar as prioridades do país para o ano. Segundo o consultor legislativo do Senado, especialista em pronunciamentos, Marcos Magalhães, a cerimônia de abertura dos trabalhos do Parlamento completa 190 anos e sempre houve a tradição da entrega de mensagens sobre as prioridades do governo. A cerimônia começa pouco antes das 15h com a chegada das autoridades e do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL VAI RETOMAR OS TRABALHOS NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA. A SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DAS ATIVIDADES DO LEGISLATIVO ESTÁ MARCADA PARA AS TRÊS HORAS DA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA.
LOC: DURANTE A CERIMÔNIA, REPRESENTANTES DOS TRÊS PODERES VÃO ANUNCIAR AS PRIORIDADES DO PAÍS PARA O ANO. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.
TÉC: Durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, que ocorre no plenário da Câmara dos Deputados, os representantes dos poderes Executivo e Judiciário entregam as mensagens ao Parlamento sobre as prioridades do país para o ano. É por meio dessas mensagens que a população, os parlamentares e as demais autoridades tomam conhecimento sobre quais temas terão relevância para o Executivo e o Judiciário. O consultor legislativo do Senado, especialista em pronunciamentos, Marcos Magalhães, lembra que a cerimônia de abertura dos trabalhos do Parlamento completa 190 anos e sempre houve a tradição da entrega de mensagens sobre as prioridades do governo.
(MARCOS) É a maneira que ele espera também do Legislativo de colaboração no sentido da implementação dessa pauta política. Porque o momento político realmente é muito delicado então espera-se do Legislativo, nessa sessão, que ele responda à altura pelas demandas colocadas pela sociedade particularmente na votação de propostas legislativas que tenham um efetivo efeito na solução da crise pela qual o país está passando.
(Repórter) A cerimônia começa pouco antes das 15 horas com a chegada das autoridades e do presidente do Congresso, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas e da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. Antes de subir a rampa, eles vão ouvir o Hino Nacional, executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, seguido pelo hasteamento das bandeiras Nacionais das duas Casas Legislativas e a Salva de Gala, acionada por 21 tiros de canhão. A diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, explica que o cerimonial trabalha com dois roteiros. Um para a hipótese de tempo chuvoso.
(ANDREA) Se houver chuva, aí a solenidade é simplificada essa parte externa não acontece, ele entra pela Chapelaria, sobe e se dirige direto ao Plenário. E na Chapelaria é que ele é que ele é recebido pelos líderes.
(Repórter) Ao chegarem ao Plenário da Câmara, o presidente do Congresso declara aberta a sessão. Segundo o diretor da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, André Sak, a presidente Dilma Rousseff faz a leitura da mensagem e entrega o documento ao presidente Renan Calheiros. Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ricardo Lewandowski, entrega a mensagem do Judiciário e faz um pronunciamento, seguido de um discurso do presidente da Câmara dos Deputados. A sessão é encerrada após o pronunciamento do presidente do Congresso Nacional.