Brasil registrou quase 3000 casos de microcefalia em 2015
Transcrição
LOC: BRASIL REGISTRA QUASE TRÊS MIL CASOS DE MICROCEFALIA EM 2015. OS DADOS FORAM DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
LOC: PARA OS SENADORES, A POPULAÇÃO DEVE SE MOBILIZAR PARA COMBATER O MOSQUITO CAUSADOR DA DOENÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) O Ministério da Saúde divulgou que em 2015 foram notificados 2.975 casos de microcefalia, em 656 municípios de 20 estados brasileiros, a maioria na Região Nordeste. O número é 20 vezes maior do que a média registrada entre 2000 e 2014, com cerca de 150 bebês nascidos com má-formação cerebral por ano. Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, confirmou a ligação entre a microcefalia e o Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, e admitiu o surto da doença no país. (Marcelo) “Então, há uma explosão de casos de microcefalia no país comparativamente ao número de casos que existiam”
(Repórter) Os senadores manifestaram preocupação com a epidemia e lembraram que na maioria das vezes os criadouros do mosquito estão dentro das residências. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, pediu um esforço redobrado das autoridades e da população para combater o mosquito Aedes Aegypti.
(Eduardo Amorim) “Já foi dengue, passou a ser chikungunya, agora é zika. Mas com certeza ele também é transmissor de inúmeras outras doenças. É inadmissível, em pleno século 21, perdermos vida para um mosquito como esse, que conhecemos há séculos. Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, alertou as autoridades para as consequências da epidemia de microcefalia para uma geração futura.
(Ana Amélia) “Para o estado brasileiro, um peso financeiro porque a Previdência Social será sobrecarregada. Então, este problema precisa ser visto com a grandeza, a gravidade e a preocupação que teremos que ter todos”
(Repórter) Em 90% dos casos, a microcefalia leva ao retardo mental e está associada a problemas de visão, audição, dificuldades de aprendizado e distúrbios neurológicos.