CDR debate construção de empreendimentos imobiliários em Pirenópolis-GO — Rádio Senado
Desenvolvimento Regional

CDR debate construção de empreendimentos imobiliários em Pirenópolis-GO

A expansão imobiliária no município de Pirenópolis (GO) é contrária à vocação turística da cidade histórica e compromete o meio ambiente, especialmente a área de nascentes. A afirmação foi feita pelos participantes da audiência pública realizada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), nesta quinta-feira (17).

Para o senador Ronaldo Caiado (DEM – GO), autor do requerimento da audiência pública, o município ainda precisa de infraestrutura básica e não comporta grandes empreendimentos, sem afetar suas características. A cidade histórica localizada a 140 quilômetros de Brasília foi tombada em 1989 como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico.

Mais detalhes com a repórter Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

17/12/2015, 13h03 - ATUALIZADO EM 17/12/2015, 13h59
Duração de áudio: 02:00
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A EXPANSÃO IMOBILIÁRIA EM PIRENÓPOLIS É CONTRÁRIA À VOCAÇÃO TURÍSTICA DESSA CIDADE HISTÓRICA DE GOIÁS E COMPROMETE O MEIO AMBIENTE, ESPECIALMENTE A ÁREA DE NASCENTES. LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELOS PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A audiência foi requerida pelo senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, para debater a construção de empreendimentos imobiliários em Pirenópolis. A cidade histórica localizada a 140 quilômetros de Brasília foi tombada em 1989 como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico. Caiado observou que o município ainda precisa de infraestrutura básica e não comporta grandes empreendimentos, sem afetar suas características. (Ronaldo Caiado) “Aquela cidade, ela tem um mote específico, ela tem um foco, ela tem um tipo de turismo que não é essa expansão imobiliária ali, em torno da cidade. É a pessoa poder caminhar por ali, andar e poder conviver com aquela realidade, aquele clima, aquela energia que é própria da cidade de Pirenópolis. Eu acho que é isso que não pode, de maneira nenhuma, ser destruído”. (Repórter) A falta de infraestrutura também foi ressaltada pelo turismólogo Luiz Triers. Na avaliação dele, é preciso, primeiro, resolver problemas básicos, como a falta de esgoto, de atendimento hospitalar e de segurança. (Luiz Triers) “São requisitos que, no nosso entender, precisam ser sanados antes de a gente aumentar a oferta turística. A cidade não foi planejada para caber carros e sim carros de boi. Então eu coloquei como ameaças a nossa cidade, justamente, o turismo desordenado, o turismo que foque somente o ganho econômico e não preveja a qualidade de vida dos moradores”. (Repórter) A preocupação da representante dos moradores de Pirenópolis, Maria Rosa Demarchi, é com a falta de fiscalização em relação ao ordenamento urbano. O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Antônio de Melo, também convidado para a audiência, avisou que não poderia participar e nem enviou representante. O SENADOR RONALDO CAIADO DISSE QUE OS PROPRIETÁRIOS DOS EMPREENDIMENTOS SÃO DESCONHECIDOS E, POR ISSO, NÃO PUDERAM SER CONVIDADOS. OUTRA AUDIÊNCIA SERÁ REALIZADA LOGO APÓS O RECESSO PARLAMENTAR PARA VOLTAR A DISCUTIR O ASSUNTO COM AS AUTORIDADES DE PIRENÓPOLIS E OS EMPREENDEDORES.

Ao vivo
00:0000:00