CE debate modelo de bacharelado interdisciplinar nas universidades brasileiras

Transcrição
LOC: UMA FACULDADE ONDE OS ALUNOS SÓ ESCOLHEM A PROFISSÃO DEPOIS DE TRÊS ANOS DE CURSO JÁ É REALIDADE NO BRASIL.
LOC: COMUM NO EXTERIOR, O MODELO INOVADOR FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórter) A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma instituição pública que já foi criada com o modelo do bacharelado interdisciplinar. Os alunos escolhem entre quatro áreas do conhecimento: artes, humanidades, saúde e ciência e tecnologia. Só ao final do terceiro ano decidem a carreira a seguir. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, foi uma das autoras do pedido da audiência na Comissão de Educação. O colegiado debateu a evolução da implantação da instituição, aprovada em 2013. Hoje, a Federal do Sul da Bahia conta com unidades em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Para Lídice, o modelo adotado desperta o interesse de diversos gestores públicos.
(Lídice da Mata) “Tenho grande expectativa que esta experiência possa ser um modelo a ser repetido em outros territórios brasileiros e tenho toda a expectativa de que ela possa ocorrer exitosamente.”
(Repórter) O representante do MEC, Antonio Simões, destacou que o modelo amplia as perspectivas de jovens talentosos que não tinham chances de continuar os estudos por falta de recursos. O reitor da universidade, Naomar de Almeida Filho, explicou que, além da excelência acadêmica, a instituição tem compromisso com o desenvolvimento regional e a integração social.
(Naomar Monteiro) “Entendendo também onde tem universidade implantada no seu sentido pleno, o desenvolvimento econômico, social e humano decorre não somente pelo simples fato de sua implantação, mas pela sua ação muito concreta”. (Ana) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembrou que é preciso ampliar o número de vagas.
(Cristovam Buarque) “Tem que aumentar o numero de vagas na universidade. Esse negocio que a qualidade cai porque que aumentou o numero. Isso é um contrassenso . A qualidade cai porque a educação de base não correspondeu ao numero de vagas na universidade. O problema é que a gente abandonou muito a educação de base.”
(Repórter) O modelo do bacharelado interdisciplinar já é adotado em outras universidades, como a Federal do ABC, em São Paulo, e a Federal da Bahia.

