CCT aprova relatório que pede continuidade do Ciência sem Fronteiras
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU RELATÓRIO QUE PEDE A CONTINUIDADE DO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E FAZ DEZESSETE RECOMENDAÇÕES PARA APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL.
LOC: AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FORAM O TEMA ESCOLHIDO PARA AVALIAÇÃO ESTE ANO PELOS SENADORES DA COMISSÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA:
TÉC: A Comissão de Ciência e Tecnologia promoveu uma série de audiências sobre a formação e capacitação de brasileiros em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica, e centros de pesquisa estrangeiros de excelência. O relatório do senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, com mais de cem páginas, gráficos e tabelas, focou no Ciência Sem Fronteiras e traz dezessete recomendações. A primeira delas destaca a importância de manutenção do programa, apesar da crise fiscal. O documento foi lido na reunião pelo senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul
(LASIER) Ainda que se considere as dificuldades fiscais do país, é preciso que sejam garantidos recursos mínimos, não apenas para honrar os encargos já assumidos junto a bolsistas e parceiros nacionais e internacionais, mas também para concessão de novas bolsas para valorizar projetos estratégicos para o desenvolvimento do país.
(REP) O relatório também traz sugestão de um projeto de lei para que o Ciência Sem Fronteiras vigore como política de estado, e não apenas de governo. Também recomenta prioridade à concessão de bolsas de pós-graduação de doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado e mestrado, sem deixar de contemplar a graduação. Outra sugestão destacada por Lasier Martins é que haja aproximação direta entre universidades brasileiras e estrangeiras e que se estabeleçam critérios de equidade na concessão das bolsas:
(LASIER) O cuidado de evitar que aspectos sócio-econômicos afastem os melhores estudantes. E estudar a possibilidade de criação de programas de financiamento parcial, ou empréstimo, no caso de estudantes com melhor nível sócio-econômico.
(REP) O documento também recomenda mais incentivos para a vinda de professores estrangeiros, e menos burocracia para entrada desses pesquisadores no Brasil. E pede também mecanismos de avaliação qualitativa e quantitativa do programa. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.