CMA deve votar proposta que prevê a criação e divulgação do chamado PIB Verde — Rádio Senado
Comissões

CMA deve votar proposta que prevê a criação e divulgação do chamado PIB Verde

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA) deve votar nesta terça-feira (10) uma proposta (PLC nº38/2015) que prevê a criação e divulgação do chamado PIB Verde. Além do crescimento da economia, o índice deve levar em conta o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.

Segundo o relator da matéria, senador João Capiberibe (PSB – AP), o novo índice considera as consequências ambientais do crescimento econômico e os aspectos da biodiversidade, da fauna e da flora. A adoção de um novo modelo para medir a riqueza e o desenvolvimento no país está em discussão no Senado desde a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Rio+20.

09/11/2015, 12h47 - ATUALIZADO EM 09/11/2015, 12h58
Duração de áudio: 01:42
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA UMA PROPOSTA QUE PREVÊ A CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CHAMADO PIB VERDE. LOC: ALÉM DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA, O ÍNDICE DEVE LEVAR EM CONTA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc:(Repórter) Pela proposta, além da divulgação do Produto Interno Bruto, que representa a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, o IBGE deve calcular e divulgar o chamado PIB Verde, que também inclui o patrimônio ecológico nacional. O relator da proposta, senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, explicou que o novo índice leva em conta as consequências ambientais do crescimento econômico e os aspectos da biodiversidade, da fauna e da flora. A adoção de um novo modelo para medir a riqueza e o desenvolvimento no país está em discussão no Senado desde a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Rio+20. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, argumenta que o tradicional PIB, criado na década de 30, não é suficiente para avaliar o bem-estar de uma sociedade e deve ser substituído por outro indicador que leve em conta os aspectos sociais e ambientais (Jorge Viana) O cidadão ta mudando, mas eu acho que indicadores como o PIB não mudaram. Esse é um indicador do século passado. Eu acho que o mundo só vai por os dois pés no século 21 quando nós nos basearmos por um indicador completo ou diferenciado em relação ao PIB”. (Cardim) Antes de o chamado PIB Verde ser adotado no Brasil, a fórmula de calcular o índice deve ser discutida com a sociedade e definida pelo Congresso Nacional. O projeto já aprovado na Câmara dos Deputados vai ser analisado pelas Comissões de Meio Ambiente e de Assuntos Econômicos do Senado.

Ao vivo
00:0000:00