CMA deve ouvir ministro do Planejamento e secretário do Tesouro Nacional sobre aumento da dívida pública — Rádio Senado
Comissões

CMA deve ouvir ministro do Planejamento e secretário do Tesouro Nacional sobre aumento da dívida pública

O ministro do Planejamento e o secretario do Tesouro Nacional devem discutir com os senadores o aumento da dívida pública brasileira. O pedido de audiência pública foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA). A dívida pública brasileira atingiu em setembro o total de 2 trilhões, setecentos e trinta bilhões de reais,o pior resultado da história. O valor corresponde a aproximadamente 65 por cento do PIB e, segundo especialistas, o endividamento deve chegar a 70% de todas as riquezas produzidas no país até o final de 2015.

O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, considera o endividamento interno e externo o maior desafio do país. Segundo o senador, o Brasil deve gastar em 2015 mais de um trilhão de reais apenas para pagar os juros e amortização da dívida.

27/10/2015, 12h43 - ATUALIZADO EM 27/10/2015, 14h00
Duração de áudio: 01:59
Marcos Oliveira / Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DO PLANEJAMENTO E O SECRETARIO DO TESOURO NACIONAL DEVEM DISCUTIR COM OS SENADORES O AUMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA. LOC: O PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A dívida pública brasileira atingiu em setembro o total de 2 trilhões, setecentos e trinta bilhões de reais,o pior resultado da história. O valor corresponde a aproximadamente 65 por cento do PIB e, segundo especialistas, o endividamento deve chegar a 70% de todas as riquezas produzidas no país até o final de 2015. Entre outros pontos, o déficit foi impulsionado pelo aumento dos gastos públicos, do dólar e da taxa de juros. Na audiência pública aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deve explicar aos senadores os impactos destes números negativos na economia e quais providências o governo deve adotar para equilibrar as contas e recuperar o crescimento da economia nos próximos anos. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, considera o endividamento interno e externo o maior desafio do país e lembrou que o Brasil deve gastar em 2015 mais de um trilhão de reais apenas para pagar os juros e amortização da dívida. (Álvaro Dias) O Congresso deveria formular projeto de lei determinando um limite para a dívida bruta do governo da União. É preciso que o governo encontre uma nova estratégia de administração da dívida pública, porque, certamente, o povo brasileiro não suportará mais encargos tributários para que o governo continue a rolar desta forma incompetente a dívida pública crescente. (Cardim) Também deve participar da audiência pública o Secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa. A data da reunião ainda não foi definida.

Ao vivo
00:0000:00