CCT deve debater possíveis dificuldades com o desligamento da TV analógica no Brasil — Rádio Senado
Comissão

CCT deve debater possíveis dificuldades com o desligamento da TV analógica no Brasil

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) vai debater o cronograma e as possíveis dificuldades previstas no desligamento da TV analógica no Brasil. Os senadores querem avaliar o primeiro teste de desligamento na cidade de Rio Verde, Goiás, previsto para novembro, e acompanhar o processo de digitalização.

A meta estabelecida pelo Ministério das Comunicações é que 93% das casas estejam aptas a receber a transmissão digital antes do desligamento do sinal analógico. Para o senador Hélio José (PSD – DF), diante do alcance social e das implicações da digitalização na política nacional de Comunicação, o Senado deve acompanhar esse processo de perto.

23/10/2015, 13h07 - ATUALIZADO EM 23/10/2015, 13h10
Duração de áudio: 01:57
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI DEBATER O CRONOGRAMA E AS POSSÍVEIS DIFICULDADES PREVISTAS NO DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICA NO BRASIL. LOC: OS SENADORES QUEREM AVALIAR O PRIMEIRO TESTE DE DESLIGAMENTO NA CIDADE DE RIO VERDE, GOIÁS, PREVISTO PARA NOVEMBRO, E ACOMPANHAR O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: (Repórter) Autor do pedido para a audiência pública, o senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, lembrou que em junho a Comissão de Ciência e Tecnologia promoveu um debate sobre a digitalização dos sinais de TV no País, e sobre medidas necessárias para garantir que todos tenham acesso a essa nova tecnologia. Foi apresentado o cronograma oficial e discutido os entraves para assegurar que os beneficiários do programa Bolsa Família recebam gratuitamente os conversores digitais. A ideia agora é debater o impacto que a troca da transmissão analógica para a digital terá sobre as TVs Comunitárias. O senador disse que o cronograma geral pode ser alterado. A meta estabelecida pelo Ministério das Comunicações é que 93% das casas estejam aptas a receber a transmissão digital antes do desligamento do sinal analógico. O primeiro teste está marcado para 29 de novembro em Rio Verde, Goiás. Para Hélio José, diante do alcance social e das implicações da digitalização na política nacional de Comunicação, o Senado deve acompanhar esse processo de perto. (HÉLIO JOSÉ) Vai haver um primeiro teste, agora, e a posteriori seria Brasília a primeira capital do País a ter a troca do sinal de analógico para digital. Conversando com o Ministro das Comunicações, ele achou prudente que fizéssemos aqui essa nova audiência pública, até para avaliar o teste de Rio Verde e a situação de aprimoramento que precisamos ter, até para não haver um caos no Distrito Federal e em outras grandes cidades, quando da troca de sinal. (Repórter) Entre os convidados para a audiência, com data a ser marcada, estão o ministro André Peixoto Lima, das Comunicações; e Rodrigo Loureiro, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00