Senadores querem ouvir presidente da Petrobras sobre desafios que estatal deve enfrentar nos próximos anos — Rádio Senado
Comissões

Senadores querem ouvir presidente da Petrobras sobre desafios que estatal deve enfrentar nos próximos anos

Como a Petrobras vai lidar com a desvalorização do real, aumento dos juros e a queda do petróleo no mercado internacional? É o que querem saber os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, foi convidado, a pedido do senador Tasso Jereissati (PSDB – CE), para prestar esses esclarecimentos em audiência pública.

Segundo Tasso, desde que Bendine esteve no Senado em abril, o dolar teve uma valorização significativa frente ao real e o preço do petróleo continuou caindo. Tasso Jereissati acredita ser importante ouvir novamente o presidente da Petrobras sobre a situação da empresa.

19/10/2015, 11h09 - ATUALIZADO EM 19/10/2015, 11h57
Duração de áudio: 01:59
Marcos Oliveira / Agência Senado

Transcrição
LOC: COMO A PETROBRAS VAI LIDAR COM A DESVALORIZAÇÃO DO REAL, AUMENTO DOS JUROS E A QUEDA DO PETRÓLEO NO MERCADO INTERNACIONAL? LOC: É O QUE QUEREM SABER OS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. O PRESIDENTE DA PETROBRAS, ALDEMIR BENDINE, FOI CONVIDADO PARA PRESTAR ESSES ESCLARECIMENTOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: A audiência foi pedida pelo senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará. Ele diz que o atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, veio ao Senado apenas uma vez, em abril, desde que assumiu o comando da empresa no lugar de Graça Foster, dois meses antes. Na ocasião, Bendine explicou que apesar do lucro bruto de 80 bilhões de reais, a empresa teve uma desvalorização de seus ativos estimada em 44 bilhões no ano passado, por causa da alta do dólar e pela queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional. Considerando que o real se desvalorizou ainda mais e que o preço do petróleo continuou caindo, Tasso Jereissati acredita ser importante ouvir novamente o presidente da Petrobras. (TASSO): Com o aumento do dólar, que praticamente dobrou, com a baixa do preço do petróleo e com o aumento do juro, as dificuldades da Petrobras para não ficar inadimplente com seus credores e manter o nível mínimo de investimento aumentaram de maneira bastante grave. (REP): O senador pelo PSDB do Pará, Flexa Ribeiro, apoiou o novo convite a Aldemir Bendine. (FLEXA): Inclusive, Senador Tasso, a imprensa tem noticiado que a Petrobras está estudando a possibilidade de colocar à venda vários de seus ativos. Então, eu acho que a vinda do presidente à CAE, para que possamos ter essas informações – nós, os Senadores membros da Comissão –, é importante. (REP): Tasso Jereissati disse ainda que será uma oportunidade para esclarecer se a Petrobras, diante desse novo cenário, terá condições de investir no pré-sal. A audiência ainda está sem data definida. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00