Fundo Nacional de Meio Ambiente deve priorizar projetos de preservação da Caatinga — Rádio Senado
Propostas

Fundo Nacional de Meio Ambiente deve priorizar projetos de preservação da Caatinga

O Fundo Nacional de Meio Ambiente deve financiar com prioridade projetos de preservação e conservação da caatinga. Um projeto (PLS nº 578/2015) com este objetivo deve ser apreciado, nesta terça-feira (20), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Criado em 1989, o Fundo formado com recursos do Orçamento e doações financia unidades de conservação, programas de educação ambiental e de extensão florestal, pesquisas sobre novas tecnologias e projetos de recuperação de áreas degradadas e de proteção de animais em extinção.

Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB – BA) a caatinga ocupa cerca de 10 por cento do território nacional e é um dos biomas mais ameaçados do Brasil e o desmatamento já destruiu quase metade de sua cobertura original.

16/10/2015, 13h23 - ATUALIZADO EM 16/10/2015, 13h49
Duração de áudio: 02:09
Foto: Adriano Gambarini / Brasil

Transcrição
LOC: O FUNDO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DEVE FINANCIAR COM PRIORIDADE PROJETOS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA CAATINGA. LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO DEVE SER VOTADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O projeto da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, estabelece que o Fundo Nacional de Meio Ambiente deve dar prioridade aos projetos de conservação e preservação localizados na Caatinga. Criado em 1989, o Fundo formado com recursos do Orçamento e doações financia unidades de conservação, programas de educação ambiental e de extensão florestal, pesquisas sobre novas tecnologias e projetos de recuperação de áreas degradadas e de proteção de animais em extinção. Lídice da Mata explicou que a caatinga ocupa cerca de 10 por cento do território nacional, está presente em quase todos os estados do nordeste e parte de Minas Gerais e é o único exclusivamente brasileiro. A senadora argumentou que o bioma é um dos mais ameaçados do Brasil e o desmatamento já destruiu quase metade de sua cobertura original. Também disse que a região conhecida como semiárido abriga inúmeras espécies de animais e plantas, mas está cada vez mais ameaçada pela desertificação, o desmatamento, as queimadas e a exploração ilegal de lenha. Por isso, Lídice da Mata defendeu políticas voltadas para a preservação da caatinga. (Lídice) A necessidade de nós adotarmos uma nova política para a defesa do bioma da caatinga no Brasil, cabendo ao governo o apoio financeiro a agricultores que comercializam lenha para fomentar o reflorestamento; o estímulo a pesquisa para descoberta de novas técnicas de plantio sustentáveis; o zoneamento de boas espécies para o replantio, a criação de linhas de crédito para pequenos agricultores associadas a programas de assistência técnica, além, é claro, do incremento de ações de educação ambiental na região. (REPÓRTER) A proposta deve ser analisada pelas Comissões de Meio Ambiente e de Assuntos Econômicos antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00