Postos de gasolina podem ser obrigados a fazer regulagens periódicas nos calibradores de pneus
Os postos de gasolina podem vir a ser obrigados a fazer regulagens periódicas nos calibradores de pneus. Uma proposta com este objetivo (PLC nº 104/2014) está em análise na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. O objetivo é garantir a segurança dos veículos e reduzir o consumo de combustíveis. Segundo o relator do projeto, senador Reguffe (PDT – DF), o pneu descalibrado tem uma vida útil menor, prejudica o meio ambiente e aumenta em até 10 % o consumo de combustível, além de comprometer a segurança dos veículos.
Transcrição
LOC: OS POSTOS DE GASOLINA DEVEM SER OBRIGADOS A FAZER REGULAGENS PERIÓDICAS NOS CALIBRADORES DE PNEUS.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. O OBJETIVO É GARANTIR A SEGURANÇA DOS VEÍCULOS E REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados obriga os postos de gasolina a fazer regulagens periódicas dos calibradores de pneus. Uma pesquisa da Universidade de Brasília aponta que dois em cada três destes equipamentos nos postos estão desregulados, com mangueiras ressecadas e válvulas mal encaixadas. O texto prevê multa para os estabelecimentos que não respeitarem a regra. O relator do projeto, senador Reguffe, do PDT do Distrito federal, explicou que o pneu descalibrado tem uma vida útil menor, prejudica o meio ambiente e aumenta em até 10 por cento o consumo de combustível, além de comprometer a segurança dos veículos.
(Reguffe) “A manutenção da calibragem adequada dos pneus é importante medida de segurança dos passageiros e conservação do veículo. Para se ter uma ideia, desde 2008 nos Estados Unidos, e desde 2012 na Europa, os veículos novos saem de fábrica com dispositivo de alerta de pressão baixa dos pneus”
(Cardim) A proposta deve ser votada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle antes de ser analisada pelo plenário do Senado.
PLC 104/2014