Por decisão dos líderes partidários, será realizada sessão do Congresso Nacional
Transcrição
LOC: POR DECISÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS, SERÁ REALIZADA AINDA HOJE À NOITE A SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL.
LOC: NA PAUTA ESTÃO TRINTA E DOIS VETOS, ENTRE ELES, O QUE TRATA DO REAJUSTE SALARIAL DO FUNCIONALISMO DO JUDICIÁRIO. AS INFORMAÇÕES SÃO DA REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC (Repórter): Depois de onze adiamentos, os líderes da base aliada decidiram dar quórum na sessão do Congresso Nacional desta terça-feira. Contabilizados os votos, eles avaliam que vão manter todos os vetos, em especial, aqueles que aumentam despesas para a União. Entre eles, está o reajuste de até 78% dos servidores do Poder Judiciário. O líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, apresentou os custos em caso de derrubada dos vetos. Disse que somente o aumento salarial do funcionalismo e a isenção de PIS/Cofins do óleo diesel teriam um impacto de R$ 3 bilhões neste ano. Ele lembrou que o próprio Congresso Nacional terá que decidir se recria ou não a CPMF para cobrir o rombo do Orçamento deste ano.
(Delcídio) Até pelo teor dos vetos é fundamental a manutenção desses vetos até pelos impactos. Se você mensurar o tamanho desse buraco é quase o dobro do esforço que estamos fazendo para ajustar o Orçamento no 0,7% de superávit.
(Repórter): O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, defendeu a derrubada do veto ao reajuste do Judiciário.
(Caiado) Nenhum outro setor passou 9 anos sem reajuste. Não podemos escolher um segmento e tentar nesta hora demonizá-lo e responsabilizá-lo por todo o caos no País.
(Repórter): No total, serão apreciados 32 vetos, entre eles, o que acaba com o Fator Previdenciário, um cálculo que atrasa as aposentadorias. Também na pauta, o projeto de lei que libera recursos das emendas parlamentares, que bancam obras nos estados e municípios de deputados e senadores. Da Radio Senado, HC.