SUS deve garantir programas de atenção à saúde dos caminhoneiros autônomos — Rádio Senado
Propostas

SUS deve garantir programas de atenção à saúde dos caminhoneiros autônomos

O SUS deve assegurar programas permanentes de atenção à saúde dos caminhoneiros autônomos. É o que estabelece um projeto (PLS nº407/2012) na pauta desta quarta-feira (23) da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). Para a relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP – RS),  o Sistema Único de Saúde deve criar programas permanentes específicos voltados para avaliar a saúde física e psicológica dos caminhoneiros que transportam cargas e pessoas.

Ana Amélia justificou que muitas vezes os motoristas não contam com atendimento médico numa situação de risco à saúde: carga de trabalho excessiva, alimentação e postura inadequadas e falta de exercício físico e de repouso.

21/09/2015, 11h16 - ATUALIZADO EM 21/09/2015, 11h44
Duração de áudio: 01:41
Foto: Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: O SUS DEVE ASSEGURAR PROGRAMAS PERMANENTES DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS. LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO QUE PODE SER ANALISADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O relatório da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, estabelece que o Sistema Único de Saúde deve criar programas permanentes específicos voltados para avaliar a saúde física e psicológica dos caminhoneiros que transportam cargas e pessoas. Ana Amélia justificou que muitas vezes os motoristas não contam com atendimento médico numa situação de risco à saúde: carga de trabalho excessiva, alimentação e postura inadequadas e falta de exercício físico e de repouso. Também estão submetidos ao estresse devido ao prazo de entrega, ao trânsito pesado em rodovias precárias e ao medo de roubo da carga. O autor do projeto original, senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, lembrou que nove em cada dez acidentes nas estradas federais são causados por falha humana. Ele explicou que a iniciativa busca melhorar a saúde dos motoristas profissionais e garantir mais segurança nas estradas. (Eduardo Amorim) Visando a diminuir problemas de saúde e a proteger a vida desses trabalhadores que vivem em evidente situação de risco. Além do benefício direto para os caminhoneiros, toda a sociedade brasileira será indiretamente ou diretamente beneficiada pela medida, pois trará maior segurança e melhorará a qualidade do transporte em nossas rodovias. (REPÓRTER) A proposta já foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura e, se for aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais, segue para a Câmara dos Deputados. PLS 407/2012

Ao vivo
00:0000:00