Comissões debatem encíclica papal sobre clima e meio ambiente — Rádio Senado
CMA e CMMC

Comissões debatem encíclica papal sobre clima e meio ambiente

Os líderes políticos em todo o mundo devem agir com rapidez para preservar a natureza. A avaliação foi feita pelos deputados, senadores e convidados que discutiram a Encíclica do Papa Francisco sobre Clima e Meio Ambiente, em audiência pública conjunta  da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA). Na Encíclica, o Papa Francisco alerta que a destruição ambiental atinge a todos, principalmente o mais pobres.

O documento de 190 páginas chamado Laudato Si, ou Louvado Seja, em português, critica o estilo de vida baseado no consumo descartável, aponta o impacto da atividade humana no aumento da temperatura em todo o mundo e manifesta sua preocupação que a falta de água pode gerar guerras no futuro. Para o senador João Capiberibe (PSB – AP) o documento reforça a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento capaz de conciliar a preservação da natureza e o crescimento da economia.

17/09/2015, 13h30 - ATUALIZADO EM 17/09/2015, 14h06
Duração de áudio: 02:11
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS LÍDERES POLÍTICOS EM TODO O MUNDO DEVEM AGIR COM RAPIDEZ PARA PRESERVAR A NATUREZA. LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA PELOS DEPUTADOS, SENADORES E CONVIDADOS QUE DISCUTIRAM A ENCÍCLICA PAPAL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NAS COMISSÕES DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DE MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A Encíclica do Papa Francisco sobre Clima e Meio Ambiente alerta que a destruição ambiental atinge a todos, principalmente o mais pobres. Entre outros pontos, o documento de 190 páginas chamado Laudato Si, ou Louvado Seja, em português, critica o estilo de vida baseado no consumo descartável, aponta o impacto da atividade humana no aumento da temperatura em todo o mundo e manifesta sua preocupação que a falta de água pode gerar guerras no futuro. O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Leonardo Steiner, lembrou que o texto prega uma mudança na relação do homem com a natureza. (Leonardo Steiner) “E o Santo Padre vai falar de conversão ecológica, Quer dizer, é preciso uma nova postura, uma nova compreensão, novos olhos, novas relações” (Repórter) Durante o debate, os senadores, deputados e convidados disseram que a chamada Encíclica Verde é histórica e deveria servir de referência nas negociações da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima, a COP 21, marcada para o final do ano em Paris. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, lembrou que o texto faz um apelo para que a humanidade e os líderes políticos ajam para salvar o planeta. (Jorge Viana) “Estamos todos nesta expectativa que em dezembro, de alguma maneira, este planeta, ou os líderes dele, os governantes, os dirigentes das nações tenham juízo e possam nos apresentar um documento que de maneira objetiva possa por fim a esta relação absolutamente insustentável da atividade humana com o nosso planeta” (Repórter) O presidente da Comissão, senador Fernando Bezerra, do PSB de Pernambuco, anunciou que a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vai explicar aos deputados e senadores qual a posição do Brasil na COP 21 em audiência pública marcada para o dia 30 de setembro.

Ao vivo
00:0000:00