CE cobra explicações do governo sobre cortes em programas de incentivo à formação de professores
Transcrição
LOC: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO COBRA EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE CORTES EM PROGRAMAS DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LOC: E APROVA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MUDANÇA NA PESQUISA QUE MEDE O DESEMPREGO NO BRASIL, A PNAD. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
(Repórter): O corte orçamentário de R$ 9 bilhões no Ministério da Educação pode afetar vários programas do Governo Federal. Entre eles, o PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, criado em 2007 para estimular a carreira de professores e que pode perder 90% dos recursos. Durante reunião da Comissão de Educação foi aprovado um requerimento para que representantes do Ministério da Educação expliquem a redução de verbas. Autora da solicitação, a senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso, afirma que o governo tem adotado ações contraditórias que prejudicam o futuro do país.
(SIMONE): Embora tanto o ministro Mangabeira Unger, como o ministro Renato Janine tenham falado que o grande enfoque deste governo vai ser o apoio à valorização do professor no sentido de qualificá-lo. São duas coisas que nós não podemos mexer nunca: saúde e educação. Então nós queremos esclarecimentos. Quanto vão ser os cortes? Qual foi contingenciamento de 2014? Qual o corte de 2015? Quais são as metas até 2018?
(Repórter): A senadora cobrou, também, informações do Ministério do Trabalho e do IBGE sobre as mudanças na pesquisa que mede o desemprego no Brasil, a PNAD. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, e a presidente do IBGE, Wasmália Bivar devem vir ao Senado explicar a metodologia usada na pesquisa. A audiência pública ainda não tem data marcada. A Comissão de Educação também aprovou a criação do Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário, que será concedido anualmente pelo Senado a pessoas ou entidades que tenham se destacado no desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.