Congresso realiza sessão para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo

Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL REALIZOU NESTA TERÇA-FEIRA SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO E OS 45 ANOS DA ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS, A OCB.
LOC: O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO É COMEMORADO, ANUALMENTE, NO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS DE JULHO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: A Aliança Cooperativa Internacional define cooperativa como uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. O Congresso Nacional possui uma frente parlamentar do cooperativismo, presidida pelo deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná. A vice-presidente da Frencoop, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância das cooperativas no Brasil e no mundo.
(ANA AMÉLIA): Estou certa que as dificuldades econômicas no nosso país e também financeiras, seriam maiores, entre elas a inflação, o desemprego, os desequilíbrios econômicos e sociais, seriam maiores não fosse o desempenho e o protagonismo do sistema cooperativista, que nasceu no século 19, em plena era da Revolução Industrial, a atuar fortemente para manter a estabilidade econômica, a produção, apesar das dificuldades.
(REP): Este ano, o Congresso Nacional recebeu 39 projetos de lei considerados prioritários para a Organização das Cooperativas Brasileiras. A OCB, formalizada em junho de 1970, representa, hoje cerca de 11 milhões e meio de brasileiros.

