Comissão Senado do Futuro promove ciclo de palestras a partir de agosto — Rádio Senado

Comissão Senado do Futuro promove ciclo de palestras a partir de agosto

A Comissão Senado do Futuro (CSF) promove ciclo de palestras a partir de agosto. Temas como impasses e perspectivas da sociedade brasileira e crescimento econômico e desenvolvimento sustentável vão estar em pauta. O presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Wellington Fagundes (PR-MT), planeja fazer cinco grandes debates até dezembro deste ano.

Em setembro, o tema será O Senado no Futuro e para o Futuro. Já em outubro, a Comissão vai discutir questões referentes à sustentabilidade nas cidades e, em novembro, Democracia, Instituições e Representação Popular. Para fechar o ciclo de debates, em dezembro a Comissão Senado debaterá o tema Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável.

30/07/2015, 13h52 - ATUALIZADO EM 30/07/2015, 15h33
Duração de áudio: 01:55
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO SENADO DO FUTURO PROMOVE CICLO DE PALESTRAS A PARTIR DE AGOSTO LOC: TEMAS COMO IMPASSES E PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VÃO ESTAR EM PAUTA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TEC: Presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, planeja fazer cinco grandes debates até dezembro deste ano. Em agosto, o foco será sobre Impasses e Perspectivas da Sociedade Brasileira; no mês seguinte, o tema vai ser o Senado no Futuro e para o Futuro. Já em outubro, a comissão vai discutir questões referentes à sustentabilidade nas cidades e, em novembro, Democracia, Instituições e Representação Popular. Para fechar o ciclo de debates, a Comissão Senado do Futuro se reúne em dezembro com o tema Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável. Wellington Fagundes explica que a ideia é garantir a participação do cidadão em temas diretamente ligados ao futuro dos brasileiros: (WELLINGTON): Então nós queremos fazer assim como espaços de discussões, onde o cidadão vai poder participar, os senadores de forma mais livre e mais dinâmicas e aos palestrantes, enfim, aqueles que estiverem sendo convidados para discutir. (Repórter): O senador lembra que a comissão tem uma forma de atuação diferente das demais comissões permanentes do Senado. Composta por 11 senadores titulares e igual número de suplentes, o colegiado não vota proposições, como esclarece Wellington Fagundes: (WELLINGTON 0:21): É importante esclarecer para a população que a Comissão Senado do Futuro ela não é uma comissão deliberativa, portanto não temos aquela obrigação de estarmos obedecendo o regimento interno para temas a serem votados. É para exatamente discutir com a sociedade toda a proposta que qualquer senador ou que a sociedade possa trazer. (Repórter): A comissão Senado do Futuro foi criada em 2013. A vice-presidência do colegiado é do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal.

Ao vivo
00:0000:00