CPI dos Fundos de Pensão será instalada em agosto — Rádio Senado
Investigações

CPI dos Fundos de Pensão será instalada em agosto

A CPI dos Fundos de Pensão, criada para investigar irregularidades nas contas da previdência complementar de trabalhadores dos Correios, Petrobras, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, deverá ser instalada em agosto após a indicação de seus integrantes.

Para o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PA), a comissão deverá rastrear o destino dos recursos da previdência complementar de diversos trabalhadores e até buscar de volta o que foi desviado dos fundos.

Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), todas as denúncias serão devidamente investigadas.  Reportagem  de Hérica Christian, da Rádio Senado.

16/07/2015, 20h51 - ATUALIZADO EM 17/07/2015, 11h56
Duração de áudio: 01:55
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO SERÁ INSTALADA EM AGOSTO APÓS A INDICAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES LOC: A COMISSÃO VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES NAS CONTAS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DE TRABALHADORES DE ESTATAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) O requerimento de criação da CPI dos Fundos de Pensão foi apresentado em maio. Mas a instalação da Comissão só ocorrerá em agosto devido à demora dos líderes partidários da indicação dos nomes. A CPI vai investigar as irregularidades e prejuízos ocorridos a partir de 2003 na administração dos recursos da previdência complementar dos funcionários dos Correios, Petrobras, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Entre os casos a serem apurados está o do Postalis, que terá o rombo de R$ 5,6 bilhões que está sendo pago pelos próprios trabalhadores. O déficit foi provocado pela má administração dos Fundos por meio de investimentos suspeitos ou que não tiveram qualquer rendimento, a exemplo da compra de títulos do governo da Argentina. O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, declarou que a CPI dos Fundos de Pensão terá o objetivo de rastrear o destino dos recursos da previdência complementar de diversos trabalhadores e até buscá-los de volta. (Cássio Cunha Lima) Pela primeira vez, teremos uma CPI com acompanhamento de pessoas diretamente interessadas. Pessoas que estarão acompanhando o resultado do trabalho para tentar reaver aquilo que perderam para a corrupção e perderam para o roubo. Elas sentem no bolso. (Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que todas as denúncias serão devidamente investigadas. (Humberto Costa) Vamos acompanhar a CPI. Vamos analisar quais são as denúncias que eventualmente podem surgir e vamos apurá-las, investigá-las. (Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, estabeleceu até o dia 6 de agosto o prazo para a indicação dos integrantes da CPI do BNDES, que vai investigar os empréstimos feitos pela instituição.

Ao vivo
00:0000:00