Senado elimina impostos para produção de semicondutores — Rádio Senado
Plenário

Senado elimina impostos para produção de semicondutores

O Senado aprovou nesta terça-feira (14)  o projeto (PLC 21/2015) que elimina impostos na produção de semicondutores e componentes eletrônicos no Brasil, como tablets e smartphones.

Segundo o relator do projeto na Comissão de Ciência,  Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), senador Flexa Ribeiro (PSDB-Pa), o Brasil é um dos maiores mercados de smartphone do mundo, com mais de 40 milhões de aparelhos e a nova lei deverá estimular a produção nacional e reduzir a dependência tecnológica.

A matéria, já analisado pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.

15/07/2015, 18h47 - ATUALIZADO EM 16/07/2015, 10h51
Duração de áudio: 01:11
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE ELIMINA IMPOSTOS NA PRODUÇÃO DE SEMICONDUTORES E COMPONENTES ELETRÔNICOS NO BRASIL, COMO TABLETS E SMARTPHONES. LOC: O TEXTO JÁ ANALISADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS SEGUE AGORA PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. (Repórter) A proposta busca incentivar a produção de semicondutores e componentes eletrônicos no Brasil em larga escala, eliminando uma série de impostos que existem atualmente. Também inclui no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores, o Padis, a fabricação dos mostradores de informações, displays e outros componentes utilizados em smartphones, tablets e televisores led. O relator do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, destacou a importância do projeto, já que o Brasil é um dos maiores mercados de smartphone do mundo, com 40 milhões de aparelhos. Flexa lembrou que a importação de produtos e componentes eletrônicos representa um déficit na balança comercial brasileira. E disse que a nova lei deve estimular a produção nacional e reduzir a dependência tecnologia. (Flexa Ribeiro) Entendemos que o estímulo à produção em larga escala de semicondutores, que leva a um processo importante de aprendizado, é crucial para o Brasil absorver essa tecnologia de forma a diminuir sua dependência e a dominar as etapas de sua produção. Com isso, novas possibilidades de inovação poderão se abrir, inserindo o País, ainda que tardiamente, nessa indústria. (Repórter) A proposta aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados segue agora para sanção da Presidência da República.

Ao vivo
00:0000:00