PL proíbe desconto salarial quando empregado faltar devido à paralisação de transporte público — Rádio Senado

PL proíbe desconto salarial quando empregado faltar devido à paralisação de transporte público

LOC: TRABALHADORES QUE FALTAREM AO TRABALHO POR CAUSA DE PARALISAÇÕES TOTAIS DO TRANSPORTE PÚBLICO NÃO PODERÃO MAIS TER DESCONTOS NOS SALÁRIOS.  

LOC: A PROPOSTA, DE AUTORIA DO SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, FOI APROVADA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E SEGUE AGORA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER PAULA GROBA.  

TÉC: Quem anda de ônibus ou metrô sabe a dificuldade que é chegar ao trabalho quando há uma greve no transporte público. Muitas vezes fica praticamente impossível se deslocar pela cidade, e os que mais sofrem são os trabalhadores que dependem desse tipo de transporte. Muitos ainda acabam sendo punidos com descontos no salário por ausências no trabalho, provocadas pela greve. Mas um projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais proíbe o desconto salarial quando o empregado faltar ao trabalho em decorrência de paralisação do transporte público. Para valer a nova regra, a paralisação terá que ser total, divulgada pelos meios de comunicação e impossibilitar o acesso ao local do trabalho. Pelo texto, o empregador só poderá realizar o desconto pela falta em dois casos: quando oferecer transporte alternativo ou quando os empregados utilizarem o transporte particular para irem ao trabalho. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a medida é muito oportuna e alivia um pouco a situação dos trabalhadores que dependem do transporte público. 

(PAIM) É mais do que justo. E aqui em Brasília acontece muito isso. Eu que fico um pouco longe aqui do Plano Piloto, seguidamente demoro em vez de 40 minutos, demoro 2 horas pra chegar porque os ônibus estão em greve e os trabalhadores estão em filas e filas pedindo carona, tentando chegar ao emprego e não conseguem e eles não podem ser penalizados por um outro movimento de paralisação que pode ser justo, mas não pode prejudicar o trabalhador. 

(Repórter) Caso não receba recurso para ir a Plenário, a proposta segue para análise na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado.
08/07/2015, 05h43 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 05h43
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00