CCJ aprova duas indicações para Conselho Nacional de Justiça — Rádio Senado

CCJ aprova duas indicações para Conselho Nacional de Justiça

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA SABATINOU E APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA DOIS INDICADOS PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA: O DESEMBARGADOR GUSTAVO TADEU ALKMIM E O ADVOGADO LUIZ CLÁUDIO SILVA ALLEMAND. 

LOC: OS CONSELHEIROS TÊM MANDATO DE DOIS ANOS. AS INDICAÇÕES SEGUIRAM PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O nome do advogado Luiz Cláudio Silva Allemand foi escolhido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele é bacharel em direito pela Universidade de Vila Velha, tem mestrado em direito tributário, e pós-graduação também nas áreas de processo civil e direito da empresa. Luiz Cláudio Allemand disse que é preciso melhorar o acesso ao sistema de informática na Justiça, que vem excluindo cerca de metade dos 850 mil inscritos na OAB, especialmente os advogados deficientes visuais, idosos ou jovens em início de carreira. 

(LUIZ CLAUDIO) Essa é a bandeira que pretendo levar ao Conselho Nacional de Justiça, sem me descuidar dos objetivos daquele colegiado que ao longo dos seus dez anos vem aperfeiçoando o sistema judiciário brasileiro principalmente no que diz respeito ao controle e transparência administrativa e processual. 

(REPÓRTER) O desembargador Gustavo Tadeu Alkmim foi indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho. Bacharel em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestre em Literatura Brasileira, e doutor em Literatura Brasileira e Estudos Culturais, ele foi ouvidor-geral da Justiça do trabalho. Para Gustavo Alkmim, a criação do CNJ foi uma revolução no Judiciário brasileiro. (GUSTAVO) Precisamos, sim, reforçar o Conselho Nacional de Justiça, com ênfase ao seu papel republicano, que lhe foi atribuído por este Congresso, fiscalizando, vigiando e propiciando meios que conduzam a maior valorização do poder judiciário. 

(REPÓRTER) O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, pediu caminhos alternativos e novos modelos de gestão para tornar a Justiça brasileira mais rápida: 

(FERRAÇO) Que possa de fato fazer da justiça brasileira com qualidade e justiça, mas uma justiça mais célere, que é uma das grandes reivindicações da população brasileira. Entendo eu ser essa também uma tarefa do CNJ. (REP) O CNJ é composto por 15 conselheiros.
08/07/2015, 01h27 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 01h27
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00