Senado pode alterar MP do Salário Mínimo — Rádio Senado

Senado pode alterar MP do Salário Mínimo

LOC: O SENADO PODE ALTERAR A MEDIDA PROVISÓRIA DO SALÁRIO MÍNIMO E DEVOLVER O PROJETO PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. 

LOC: A EQUIPE ECONÔMICA É CONTRÁRIA À PROPOSTA POR AUMENTAR AS DESPESAS DO INSS COM A MESMA REGRA DE CORREÇÃO DO PISO SALARIAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O Plenário do Senado deve votar nesta quarta-feira a medida provisória que trata do reajuste do salário mínimo. A proposta do governo determina que a correção do piso salarial se manterá na soma da inflação do ano anterior com a média do crescimento econômico dos últimos dois anos. Mas a Câmara dos Deputados aprovou uma mudança que aplica a mesma regra de aumento para quem recebe mais de um salário mínimo. A equipe econômica, contrária à alteração sob o argumento de aumento de gastos, recomendou às lideranças governistas que modifiquem a medida provisória, que terá de voltar para a Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto avalia que nesse caso a MP não será votada a tempo e perderá a validade. O líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, afirmou que a decisão será do Plenário do Senado, apesar da contrariedade do governo. 

(Delcídio do Amaral) O posicionamento do ministro da Previdência é que essa proposta que está colocada simplesmente inviabiliza a Previdência e as contas do País. Evidente que o Legislativo é independente. Vamos discutir com o governo e olhar com tranquilidade. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, rebateu o argumento do próprio governo ao afirmar que o impacto na Previdência será insignificante devido à recessão da economia. 

(Paulo Paim) É mais um prejuízo enorme no campo político porque como é vinculado ao PIB, e o PIB tem sido pífio e negativo, foi 0,01, não vai representar aumento nenhum. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, disse que a oposição votará a favor do projeto da Câmara. 

(Cássio Cunha Lima) A regra da forma que está posta não traz nenhum impacto. Ela apenas projeta uma regra para um momento em que o Brasil volta a crescer. O que traz prejuízo para o Brasil é a corrupção. 

(Repórter) A medida provisória estabelece que a regra, que considera a taxa de crescimento e a inflação, valerá para o aumento do salário mínimo até o ano de 2019.
07/07/2015, 10h17 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 10h17
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00