CCT discute universalização da banda larga — Rádio Senado

CCT discute universalização da banda larga

LOC: A UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO NESTA TERÇA FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Enquanto os senadores destacaram a falha de acesso nas regiões norte e nordeste, a falta de compromisso das operadoras e as desigualdades regionais quanto à qualidade do serviço, os representantes da Telebrás e Ministério das Comunicações destacaram os esforços do governo para que a internet rápida chegue a todos os brasileiros, dentro da audiência pública que discutiu o Plano Nacional de Banda Larga na CCT. Para Maximiliano Martinhão, do Ministério das Comunicações, o Brasil precisa investir mais na expansão da rede de fibra ótica para garantir que a banda larga chegue a todos os municípios. 

(Maximiliano) Se a gente aplicar em fibra hoje, daqui a vinte anos quando a gente olhar pra trás a gente ainda tem uma infraestrutura de altíssima qualidade capaz de atender as necessidades do país. 

(REPÓRTER) O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, apresentou o projeto Escola Interativa, que leva aos alunos da rede municipal da cidade recursos com o uso de tablets e internet. O investimento anual é de mil reais por aluno, e o projeto conta com parcerias de universidades e fundações. Para Carlinhos de Almeida, a banda larga foi essencial para a implantação do programa. 

(Carlos José de Almeida)  O que é importante é o seguinte, muito mais do que o modelo exatamente como nós montamos lá, é o conceito, é o principio, de você usar a tecnologia na escola. O essencial é você ter a banda larga. Isso é fundamental.

(REPÓRTER) Na opinião do presidente da CCT, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o exemplo de São José dos Campos pode chegar a todos os estudantes caso o Brasil invista na federalização do ensino. 

(Cristovam Buarque) Colocar um aluno pra assistir aula de astronomia no quadro negro é como viajar pro Rio Grande do Norte de carruagem. É até pior a aula que a carruagem. 

(REPÓRTER) As senadoras Fátima Bezerra e Ângela Portela destacaram a importância da regulamentação do Sistema Articulado da Educação dentro do Plano Nacional da Educação, para permitir que mais estudantes tenham acesso aos avanços na educação, como o uso da internet nas escolas.
07/07/2015, 04h55 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 04h55
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00