Senadores analisam consequências do plebiscito na Grécia — Rádio Senado

Senadores analisam consequências do plebiscito na Grécia

LOC: SENADORES ANALISAM EM PLENÁRIO POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO PLEBISCITO NA GRÉCIA. 

LOC: O PAÍS DECIDIU NO DOMINGO NÃO ACEITAR A PROPOSTA DE EMPRÉSTIMO DE CREDORES. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Uma nova proposta já está sendo formulada pelo governo grego após a população negar as condições oferecidas pelos credores do país em troca de ajuda financeira. No Brasil, os senadores comentaram a decisão da Grécia de não aceitar o aumento de impostos e cortes nas aposentadorias que foram exigidos pelos parceiros europeus. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, as medidas de austeridade devem ser feitas de forma negociada com parceiros internacionais e, sobretudo, internamente. 

(Cristovam Buarque) “Quem vai pagar são os aposentados ou os ricos? Quem compra comida ou quem compra carro de luxo? Quem vai pagar é a geração de hoje ou a geração do futuro? Porque, na conta do passado, dos que provocaram isso, não dá para jogar mais a conta, está tudo no cemitério. Agora, a gente pode escolher se joga nos de hoje ou na nos dos filhos da gente. Esse, para mim, é o grande debate que surge na política.” 

(Repórter) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que o Senado deve debater o exemplo da Grécia, para evitar que o Brasil se encontre na mesma situação. 

(Romero Jucá) “É claro que somos um País de uma economia muito mais forte, muito mais produtiva, mas, se analisarmos os resultados macroeconômicos do Brasil hoje, são resultados que preocupam. Estamos com um déficit operacional; estamos tentando fazer um esforço, e, na verdade, o País não sai do canto; temos uma queda na produção grande e, consequentemente, no consumo. Então, temos aí um desafio importante de ser debatido nesta Casa aqui.” 

(Repórter) A proposta foi rejeitada por mais de 60% da população. Agora, a Grécia corre o risco de sair da zona do Euro. Os bancos do país estão fechados desde a semana passada.
06/07/2015, 06h01 - ATUALIZADO EM 06/07/2015, 06h01
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00