Revitalização do Rio São Francisco será avaliado por CMA — Rádio Senado

Revitalização do Rio São Francisco será avaliado por CMA

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU NESTA SEMANA UM PLANO DE TRABALHO PARA AVALIAR O PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. 

LOC: O AUTOR DO PEDIDO, SENADOR OTTO ALENCAR, JUSTIFICOU QUE A RECUPERAÇÃO DA BACIA É FUNDAMENTAL PARA A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: (Repórter) A Comissão de Meio Ambiente deve acompanhar durante este ano o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Franscico, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional, os governos estaduais, as prefeituras e as populações locais. O plano de trabalho aprovado prevê, entre outras atividades, uma série de audiências públicas sobre temas como o controle de erosão, reflorestamento e recuperação de matas ciliares. Também devem ser analisados pelos senadores projetos de despoluição das águas e de saneamento básico, além de mecanismos de cobrança pelo uso da água da bacia do São Francisco. A proposta do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, também prevê visitas às cidades banhadas pelo rio. Para o senador, a revitalização do São Francisco é fundamental para a transposição das águas. 

(Otto) O rio está morrendo. Não haverá transposição do rio São Franscico, não haverá água para isso se não houver, rapidamente, a revitalização da Bacia do rio São Franscico, dos seus afluentes, da sua nascente, sobretudo no Estado de Minas Gerais, onde ele é formado

(Repórter) Até o final do ano, os senadores devem elaborar e aprovar um relatório com a avaliação sobre o programa. As obras de transposição do Rio São Francisco estão previstas para acabar em 2017 e preveem a construção de 477 quilômetros de canais passando por 390 municípios nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
03/07/2015, 01h15 - ATUALIZADO EM 03/07/2015, 01h15
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00