CPI se preocupa com índice de morte de jovens acima da média em Roraima — Rádio Senado

CPI se preocupa com índice de morte de jovens acima da média em Roraima

LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGA ASSASSINATOS DE JOVENS NO BRASIL FEZ A PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM RORAIMA, NESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: O EVENTO ACONTECEU NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM A PRESENÇA DE ESPECIALISTAS QUE CONHECEM BEM A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO ESTADO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC. (Repórter) Os senadores da CPI do Assassinato de Jovens foram discutir o problema da violência contra a juventude em Roraima. E a comissão ainda vai conhecer a situação em outros sete estados. De acordo com o relatório da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, os adolescentes negros correm três vezes mais risco de morrer. Na avaliação da presidente da comissão, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, foi importante ter iniciado o ciclo de audiências por Roraima. E ressaltou que a violência no estado tem uma realidade específica. 

(LÍDICE) Demonstram uma realidade muito especifica, como é, por exemplo, uma população com influencia indígena maior do que em outras regiões. Então, esses dados e ouvir os depoimentos está sendo essencial para a formação de uma opinião, de um diagnóstico, a respeito do assunto”. O senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, que pediu a audiência em Boa Vista, observou que o estado vem apresentando alto índice de violência entre os jovens, que segundo estatísticas está acima da média nacional. 

(TELMÁRIO) Ouvimos todas as autoridades, ouvimos as igrejas, ouvimos o Judiciário, a Promotoria, enfim, todas as entidades envolvidas e deu para formar um juízo. E, Roraima, também vêm, ultimamente, nesses dez anos, apresentando uma taxa recrudescente na criminalidade da juventude. E isso nos preocupou! E foi a primeira audiência que nós fizemos no Brasil e, sem nenhuma dúvida, a gente saí daqui extremamente feliz pelo resultado. E que a gente possa fazer aí um grande relatório para apresentar, no final, no Senado. 

(Repórter): Também participaram da audiência o relator da comissão, o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, e a senadora Angela Portela, do PT de Roraima. Ainda entre os convidados, a governadora de Roraima, Suely Campos; o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima, Jorge Fraxe; e a procuradora-geral da Justiça, Elba Christine. Da Rádio Senado.
03/07/2015, 03h16 - ATUALIZADO EM 03/07/2015, 03h16
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00