CMA aprova pedido para que TCU investigue rombo de R$ 5 bi no Postalis — Rádio Senado

CMA aprova pedido para que TCU investigue rombo de R$ 5 bi no Postalis

LOC: O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO DEVE INVESTIGAR O ROMBO DE MAIS DE CINCO BILHÕES NO FUNDO DE PENSÃO POSTALIS, DOS CORREIOS. 

LOC: O PEDIDO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA SEMANA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Tribunal de Contas da União deve fazer uma auditoria no Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios, para investigar o rombo de cinco bilhões e seiscentos milhões de reais nas contas da entidade. O autor do pedido, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, explicou que o problema foi causado por investimentos desastrosos, ingerência política e falta de regras e de fiscalização. Otto Alencar justificou que os auditores fiscais aplicaram mais de 30 autos de infração por irregularidades no Postalis mas a Previc, órgão que supervisiona as empresas de previdência complementar, não adotou nenhuma providência, como decretar a intervenção no fundo. Os senadores também lamentaram que os prejuízos devem ser cobertos pelos funcionários dos Correios, que vão descontar pelos próximos 15 anos um valor equivalente a 25 por cento de seus salários. O senador Reguffe, do PDT do Distrito Federal, defendeu a auditoria pelo TCU para ajudar a esclarecer as irregularidades. 

(Reguffe) O Tribunal de Contas da União é um órgão auxiliar do Poder Legislativo. Ele tem que cumprir a sua função também. E com tantas denúncias, eu penso que isso já deveria ter sido tomada alguma providência por parte do Tribunal. Para que ele cumpra a sua responsabilidade e proceda a uma auditoria no fundo de pensão, que é algo que preocupa muito os servidores dos correios deste país. 

(REPÓRTER) Entre as operações controversas apontadas por sindicalistas e especialistas feitas pelo fundo estão a compra de ações do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, de títulos das dívidas da Argentina e da Venezuela. Os Senadores também cobraram a instalação da CPI criada no mês passado que vai investigar fraudes e prejuízos nos fundos de pensão de estatais.
02/07/2015, 12h03 - ATUALIZADO EM 02/07/2015, 12h03
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00