CPI do HSBC quebra sigilo fiscal de quase 20 pessoas — Rádio Senado

CPI do HSBC quebra sigilo fiscal de quase 20 pessoas

LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGA AS CONTAS DE BRASILEIROS NO HSBC DA SUÍÇA APROVOU A QUEBRA DO SIGILO FISCAL E BANCÁRIO DE QUASE 20 PESSOAS. 

LOC: A CPI TAMBÉM APROVOU UM REQUERIMENTO SOLICITANDO A LISTA COMPLETA DOS NOMES DE CORRENTISTAS BRASILEIROS QUE TIVERAM CONTAS NO HSBC DA SUÍÇA ENTRES 2006 E 2007. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC (Repórter) Os senadores aprovaram a quebra do sigilo bancário e fiscal de 17 brasileiros com movimentações bancárias suspeitas em contas do HSBC na Suíça. A suspeita é de que essas pessoas tenham sonegado impostos e deixado de declarar recursos à Receita Federal. A Comissão enviou cartas para mais de 300 pessoas solicitando esclarecimentos quanto à existência de contas na Suíça, mas poucos responderam à CPI. O senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, disse que a quebra de sigilo é precipitada e foi baseada em dados divulgados pela imprensa.  

(Bauer) A questão está em termos, a partir dessas informações de imprensa, ainda não confirmadas pelo Governo francês, a condição de exigir ou de promover a quebra de sigilos bancários de pessoas que estão apenas citadas numa reportagem de jornal e que ainda não tiveram nenhuma acusação formal. 

(Repórter) Para o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, a quebra de sigilos é fundamental para as investigações. 

(Randolfe) CPI tem que investigar, e nós temos que ter elementos de investigação. Para isso, precisamos da matéria prima. A matéria prima é a transferência de sigilo. Se esta CPI não ouvir ninguém em depoimento, não convocar ninguém, não quebrar sigilo bancário, não quebrar sigilo fiscal, então, a pergunta é: para que a CPI? Para quê? Vamos encerrar a CPI, vamos... Ela não vai ter elementos para trabalhar. 

(Repórter) Os parlamentares também aprovaram um requerimento do relator, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, que pede ao HSBC a lista completa dos nomes de brasileiros com contas na Suíça entres os anos de 2006 e 2007. Da Rádio Senado.
01/07/2015, 02h56 - ATUALIZADO EM 01/07/2015, 02h56
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00